Rallys em Marrocos – Os vários eventos off-road e rallys

As dunas e montanhas em Marrocos sempre foram cativantes para os organizadores de provas de rallys. Desde expedições a competições de automobilismo, são várias as provas que passam por terras marroquinas.

Expedições e rallys em Marrocos

Expedições e rallys em Marrocos

As dunas e montanhas em Marrocos sempre foram cativantes para os organizadores de provas de rallys.

Desde expedições a competições de automobilismo, são várias as provas que passam por terras marroquinas.

O FIA WTCC Race of Morocco que é, nada mais nada menos, que o campeonato do Mundo de Carros de Turismo realizado em Marrakech, também é uma das provas de automobilismo acolhidas em Marrocos. Esteve sem ser feita por falta de apoios, mas poderá voltar a fazer parte do circuito a qualquer momento.

Rally Oilibya Marrocos

Rally Oilibya Marrocos

O Rallye Oilibya de Marrocos (em 2013 vai decorrer em Outubro) é feito em fora de estrada e é aberto a todos os que queiram participar, desde iniciantes a profissionais.

E também é aceite qualquer tipo (dentro da normalidade, claro) de veículo de duas ou quatro rodas. Podem participar motos, camiões ou carros.

Vídeo do rally Oilibya em Marrocos

São também muitas as expedições organizadas em Marrocos. Pretende-se usufruir do melhor de dois mundos no norte de África: das montanhas e do deserto. Marrocos tem isso e ainda tem mais: praias… e muito mais.

São férias em movimento, a conduzir carros todo-o-terreno nas dunas e estradas perdidas de Marrocos. Sempre uma aventura, segundo os relatos de viajantes que participam em caravana, seguindo-se uns aos outros.

Existe também , em Marrocos, o Rallye Aïcha des gazelles e que tem uma característica muito peculiar… a participação é só aberta para mulheres! Podem participar de carro ou moto e o percurso passa por várias cidades marroquinas.

Vídeo do Rallye Aïcha des gazelles em Marrocos

Entre as provas tradicionais marroquinas está o Rallye Maroc Classic. Passa por belíssimas paisagens naturais e representa um alto nível, porque que os carros são clássicos. Começa em Casablanca, passando pelas montanhas do Alto e Médio Atlas e algumas das mais importantes cidades marroquinas. Acaba, com direito a festa e gala, em Marraquexe.

O Rally Internacional de Marrocos é outra das provas que se realiza no país. Segundo o site oficial, a última prova decorreu em 2010. Muitas vezes as provas ficam sem se efectuar por falta de patrocínios e como já são tantas as provas em solo marroquino, algumas acabam por ficar para trás.

Umas provas deixam de existir, mudam de nome e outras vão sendo realizadas sem datas fixas. O Rally Histórico de Marrocos, por exemplo, vai realizar-se de 13 a 18 de Maio de 2013. É outra das provas históricas do país, com início em 1934. São seis etapas ao longo de mais de dois mil quilómetros. Começa em Agadir.