Sala com decoração marroquina

Sala com decoração marroquina

A geografia, a cultura, as tradições e o clima marroquinos influenciam directamente na decoração.

A ideia de decoração marroquina corre o mundo inteiro, com cores fortes em colchas e almofadas, tapetes, copos para o chá e vasos grandes para o exterior. E estes são só alguns exemplos.

São vários os produtos típicos que fazem parte da decoração marroquina. E muitos deles vai querer trazer consigo, depois da sua viagem em Marrocos.

Quarto com decoração marroquina

Quarto com decoração marroquina

Os espelhos trabalhados são um dos elementos mais vendidos nos mercados.

Podem ser espelhos grandes, de parede, fazendo parte da decoração das casas marroquinas, ou mais pequenos, com o metal trabalhado artesanalmente. Os grandes normalmente estão nos quartos e casas de banho das habitações.

Também as lâmpadas, lanternas e candeeiros de metal (muitas vezes trabalhados artesanalmente) são os elementos decorativos que mais sobressaem. As almofadas de cores garridas também sobressaem é certo!

Pátio com piscina em Marrocos

Pátio com piscina em Marrocos

As mesas baixas com bandejas de latão trabalhadas fazem parte das casas marroquinas. É nessa bandeja que costuma ser servido o chá marroquino nos bules de latão e em pequenos copos de vidro, decorados com diferentes cores.

Os tapetes marroquinos são dos artigos mais importantes da decoração das casas. Têm-nos nas entradas das casas e nas salas onde recebem as visitas.

Quarto decorado no deserto de Marrocos

Quarto decorado no deserto de Marrocos

Existem tapetes com cores mais ou menos exuberantes, que mostram o trabalho de artesãos marroquinos. Em datas importantes, como casamentos, são usados tapetes mais requintados e são peças que podem fazer parte do enxoval da noiva.

Se quiser recordar os aromas de Marrocos espalhe, em taças na sua casa, especiarias que lhe trazem memórias das férias. Também pode comprar incenso e mirra para colocar no queimador com uma vela, o cheiro é intenso e relaxante.

Na decoração de muitas casas marroquinas, e porque muitas têm jardins interiores, existem plantas, fontes e pequenos lagos.

Tenda num terraço em Marrocos

Tenda num terraço em Marrocos

As paredes têm pequenos azulejos que compõem desenhos geométricos quando unidos.

Muitas habitações têm terraços que, nas noites mais quentes, acabam também pode ser, muitas vezes, locais onde dormem.

São sempre locais com sofás ou cadeirões de descanso, com mesas.

Um local para se estar a relaxar, a ler um livro, a dormitar ou, se for de dia, a apanhar sol.