Qual é a melhor receita marroquina?

Cuscuz Royal em Marrocos
961 Partilhas

Cuscuz Royal é um prato muitas vezes usado em ocasiões especiais, como casamentos ou outras festividades que fazem parte da cultura marroquina.

Cuscuz Royal
Cuscuz Royal

A melhor receita marroquina é, sem dúvida, o Cuscuz Royal, pela sua diversidade e porque espelha tudo o que é tradicional na gastronomia de Marrocos.

O Cuscus Royal é um prato de cordeiro que é cozinhado lentamente (demora cerca de 3 horas a fazer) acompanhado com cuscuz (couscous), legumes, amêndoas e frutas secas.

Ou seja, típicos ingredientes da cozinha marroquina. E acaba também por ser muito rico em especiarias – como combina na perfeição açafrão e canela, por exemplo.

O Cuscuz Royal é um prato muito bem servido, com muita comida, uma enorme variedade de ingredientes e também de nutrientes (tem muitos vegetais e vitaminas). É uma refeição para ficar muito bem composto e com uma boa componente nutricional.

Por ser tão bem servido, é usado também para demonstrar abundância. E quando se recebem pessoas, serve também para demonstrar o quanto se recebe bem.

É uma forma de festejar algo que é importante, seja a chegada de alguém, a partida, uma festa ligada às terras, um casamento, um nascimento, etc. Se houver festa, o Cuscuz Royal estará lá para ser comido.

Receita de Cuscuz Royal

Ingredientes:

receitas comida arabe
Ingredientes da receita
  • 3 litros de água
  • 500g de cuscuz
  • 800g carne de cordeiro em cubos
  • 15 ml óleo
  • 1/2 repolho
  • 2 cenouras em metades
  • 1/2 nabo
  • 1 cebola
  • Açafrão, sal, canela, açúcar
  • Amêndoas
Cuscuz Royal em Marrocos
Cuscuz Royal em Marrocos

Como preparar:

Modo de preparação da receita
Modo de preparação da receita

Na panela, coloque os legumes e a carne e tempere com açafrão e sal. Cubra tudo com água, tape e deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de uma hora.

Entretanto, vá fazendo o cuscuz. Coloque-o numa tigela e junte um caldo de legumes diluído em água, tape (pode ser com um simples pano) e deixe o cuscuz absorver o líquido e crescer. Se necessário, coloque mais caldo para hidratar bem o cuscuz.

Quando passar uma hora, retire a carne da panela e pode refogá-la numa frigideira, com o óleo e com a cebola picada. Deixe que fique dourada.

O cuscuz deve ser servido em formato de pirâmide, numa travessa grande, e a carne deve ser colocado de lado Depois de escorrer os legumes do caldo, tempere com açúcar e canela e disponha sobre o cuscuz.

No final pode colocar as amêndoas para decorar este cuscuz royal e para lhe dar ainda mais sabor. As amêndoas são um toque de requinte no prato.

Vídeo de preparar o Couscous Royal: