Porta na medina de Tetuan no Norte de Marrocos

Porta na medina de Tetuan no Norte de Marrocos

Ao preparar qualquer viagem é importante saber qual o clima do país para onde vai.

Primeiro para encontrar a melhor altura para viajar e depois também para saber o que deverá levar na mala.

Escusa de ir carregado com roupa para o frio se vai para uma zona quente e vice-versa.

Em Marrocos ainda é mais importante essa informação do clima, porque o país, apesar de não ser muito grande, tem uma diversidade climática muito grande.

É possível, no mesmo dia, no litoral estar fresco, pela proximidade com o mar e no interior, e perto do deserto, estar um calor sufocante.

E tudo tem a ver com a sua posição geográfica.

Em Marrocos, tem a norte o clima de países mediterrânicos, com verões quentes e húmidos e Invernos com chuva, mas não muita.

Praia de Oualidia na Costa Atlântica

Praia de Oualidia na Costa Atlântica

Na costa Oeste, como oceano Atlântico como companhia, o Inverno é bastante mais húmido e o Verão com um clima mais temperado.

Por isso, ao perguntar qual é a melhor altura para visitar Marrocos, a zona que vai visitar é também importante.

Ainda assim, podemos dizer que deve evitar o Verão. Mesmo que escolha cidades longe do deserto, as restantes atingem temperaturas muito elevadas durante os meses de Verão, e principalmente em Agosto.

A melhor altura será a Primavera, de Março a Maio (e também início de Junho) e o Outono, de Setembro a Novembro (princípio de Dezembro).

Mas não pense que Dezembro é sempre um mês de frio.

Deserto na Dunas de Tinfou no sul de Marrocos

Deserto na Dunas de Tinfou no sul de Marrocos

É possível andar a fazer compras de natal nos souks de Marraquexe, de mangas curtas, durante o dia, porque pode estar uma média de 22 graus no início de Dezembro. Ainda assim, à noite arrefece sempre um pouco mais, e deve ir prevenido com casacos.

O clima vai variando consoante a posição geográfica. Existem ainda os ventos secos e escaldantes chamados de Chergui e Arifi, que vêm do Sahara, e que tornam o clima mais sufocante nas cidades do sul de Marrocos.

Claro que se for visitar as montanhas, e com ideia de as escalar, terá de vir protegido, com roupa quente para o frio, sentido principalmente em pontos elevados.

Perto do topo da zona do Atlas as temperaturas serão certamente negativas, por isso vá preparado.

O Norte do país é mais húmido e o sul mais seco.

Na área do Mediterrâneo o clima marroquino é mais ameno, mais fresco junto ao Atlântico (mas atingindo no Verão temperaturas altas) e, a sul, mais perto do deserto é… desértico e muito quente.

Rua com sombra na medina de Marrakech

Rua com sombra na medina de Marrakech

Só para ficar com uma ideia, em Marraquexe, por exemplo, no verão a temperatura média é de 38 centígrados, e na Primavera é de 21 graus.

Quando o sol desaparece, em ambas as estações do ano, há que ter em conta que o clima arrefece muito à noite.

Ainda mais temperaturas médias anuais em algumas das principais cidades marroquinas: Rabat – 22º; Agadir – 23º; Casablanca – 21º; Fez – 19º; e Tânger 19º.