Investir em Marrocos

Investir em Marrocos

Investir em Marrocos
Investir em Marrocos
Para quem quer investir em Marrocos são várias as oportunidades de negócio, em diversas áreas.

Desde a indústria ao turismo e da pesca ao comércio e distribuição, passando ainda pelas novas apostas. A energia solar e a energia eólica são, agora, oportunidades de investimento a longo prazo no território marroquino.

Indústria em Marrocos

Industria em Marrocos
Industria em Marrocos
Na indústria marroquina, as oportunidades dividem-se em seis sectores: automóvel, aeronáutico, offshoring, electrónica, têxtil e couros e agro-alimentar.

Depois da aposta na indústria, Marrocos apresenta vantagens para quem quer entrar com competitividade nos mercados.

Tem havido um fortalecimento das Pequenas e Médias Empresas (PME) e têm sido desenvolvidos parques industriais que garantem apoio a quem queira apostar nos diversos sectores da indústria marroquina.

Energia Solar em Marrocos

Energia Solar em Marrocos
Energia Solar em Marrocos

As energias renováveis e o desenvolvimento sustentável têm ganho muita força, nos últimos anos, em Marrocos.

Os seus recursos solares têm vindo a ser, cada vez mais, aproveitados para centros de energia. As oportunidades de negócio nesta área incluem possíveis investimentos em negócios de energia solar térmica e fotovoltaica.

O projecto marroquino de energia solar prevê, em 2020, a criação de produção de electricidade a partir da energia solar com capacidade de 2000MV em 5 locais: Ouarzazate, Ain Bni Mathar, Foum Al Oued, Bojador e Sebkhat Tah.

Vídeo da maior instalação de energia solar do mundo em Ouarzazate

Energia Eólica em Marrocos

Energia Eolica em Marrocos
Energia Eolica em Marrocos

Além da energia solar, também existe um programa de desenvolvimento que aproveita a energia dos ventos em Marrocos.

O projecto marroquino de Energia Eólica estipula um período de 10 anos com um investimento de muitos milhões de dirhams para aumentar a potência instalada.

Sendo um projecto em crescimento – que pretende poupar combustível, proteger o ambiente, simplesmente usando a força dos ventos – é também uma oportunidade para investimento de estrangeiros.

Os projectos de novos parque eólicos, previstos para 2020, vão estar em vários locais como Tarfaya, Akhfenir, Bab El Oued, entre muitos outros.

Turismo em Marrocos

Turismo em Marrocos
Turismo em Marrocos

São muitos os turistas que visitam Marrocos, se apaixonam pelo país e nunca mais querem de lá sair.

Também as grandes companhias turísticas se interessam em investir e fixar em Marrocos.

O crescimento do número de turistas tem sido gradual e a aposta cada vez maior.

Quem investir no turismo tem uma série de benesses, ficando sem pagar algumas taxas e impostos durante quase três anos.

Existem, nesta área, várias vertentes como: o programa Azur 2020, com oferta balnear; o programa Green/Eco com valorização de recursos naturais; programa Património da Humanidade; programa animação, desportos e lazer; programa que se apoia em nichos de mercado, ligados à saúde, por exemplo; e o programa Biladi que reforça a oferta turística para o público nacional, com produtos adaptados aos seus costumes.

Agricultura em Marrocos

Agricultura em Marrocos
Agricultura em Marrocos

Este sector emprega, em Marrocos, mais de 4 milhões de pessoas e 100 mil na agro-indústria. A agricultura contribui com 19% do PIB nacional e é, por isso, outro dos campos procurados para investimentos em solo marroquino.

Existe o Plano Marrocos Verde que oferece maior competitividade e abre os mercados ao exterior. Até 2020, pretende-se criar, com o novo Plano Verde, 1,15 milhões de empregos nesta área.

É gerada uma maior produtividade e também existirá uma maior aposta na produção de produtos locais e maior profissionalização dos trabalhadores rurais.

Pesca em Marrocos

Pesca em Marrocos
Pesca em Marrocos

Estima-se que daqui por alguns anos, em 2020, o sector da pesca em Marrocos esteja mais desenvolvido com as acções que estão a ser agora tomadas.

Está a ser feita uma modernização na indústria da pesca de forma a aumentar a sua competitividade.

O plano inclui o uso sustentável dos recursos e da promoção de uma pesca responsável e também promover a riqueza do peixe marroquino.

Aumentando o número de estações de trabalho, aumentar-se-á o número de empregos e o valor das exportações subirá.

Um dos objectivos é também aumentar o volume de produção do pescado e incentivar o consumo doméstico de peixe.

Logística em Marrocos

Logistica em Marrocos
Logistica em Marrocos

O campo da logística poderá ser também uma oportunidade de investimento e negócio em Marrocos.

A nível nacional existe um contrato-programa, até 2015, que pretende reduzir os custos de logística do PIB. A estratégia serve também para acelerar o crescimento económico.

Com esta nova estratégia, Marrocos quer optimizar a gestão do crescente fluxo de mercadorias, tanto de importação como de exportação.

A organização de transporte e fluxos de carga funciona em redor de 70 centros de logística, ligados a portos, ferrovias e rodovias, diminuindo os trajectos entre produção e cidades.

A estratégia da nova logística vai melhorar o ambiente e vão aumentar o número de postos de trabalho.

Comércio e Distribuição em Marrocos

Comercio e Distribuicao em Marrocos
Comércio e Distribuição em Marrocos

Esta é uma área onde muitos estrangeiros investem em Marrocos. O comércio interno é 11% do PIB e emprega actualmente cerca de 1,2 milhões de pessoas – 12,8% da força de trabalho marroquina. Existe um plano, Rawaj 2020, para fazer crescer as áreas do comércio e distribuição.

Neste plano, está também incluído o comercial independente e o franchising, assim como a distribuição em larga ou média escala. Marrocos pode ser, assim, vista como uma plataforma de comércio e distribuição para muitos investidores.

Estima-se que, até 2020, sejam implantados centenas de supermercados e dezenas de hipermercados e centros comerciais no país, criando mais de 100 mil novos empregos.

TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação em Marrocos

Tecnologia da Informacao e Comunicacao em Marrocos
Tecnologia da Informação e Comunicação em Marrocos

A aposta do Reino de Marrocos nas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) é um verdadeiro desafio, de forma a integrar o país na economia global.

As Tecnologias de Informação (TI) são amplamente divulgadas em vários sectores da sociedade, desde o governo, às empresas e cidadãos.

Marrocos quer tornar as TIC num factor de desenvolvimento humano; torná-lo numa fonte de produtividade e que acrescente valor a outros sectores da economia e da administração pública.

A longo prazo, Marrocos será considerado um centro da tecnologia, aumentando o número de postos de trabalho nesta área e dinamizando a economia, tornando-se parte de uma cadeia internacional de TIC’s.