Portugal Marrocos

Portugal Marrocos

Marrocos é, para Portugal, um dos países com quem faz fronteira. Neste caso a fronteira é marítima, claro. A relação entre os dois países, além do passado histórico, tem relações políticas, económicas e culturais.

Marrocos e Portugal assinaram, em 1994, o Tratado de Boa Vizinhança, de Amizade e de Cooperação.

A relação entre os dois países desenvolve-se a vários níveis e diversas parcerias e encontros através de cimeiras Luso-Marroquinas. A presença portuguesa em território marroquino é marcada desde a conquista de Ceuta, em 1415, até à saída de Mazagão, em 1769. Saída que fica marcada com o Tratado de Paz em 1774.

De Portugal, pode ir para Marrocos de avião, a partir de Lisboa ou do Porto, através dos voos da TAP ou da Royal Air Maroc, por exemplo. Alguns voos são directos outros fazem escalas noutras capitais europeias, como o faz a companhia Iberia.

Leia mais sobre avião para Marrocos aqui

Se preferir pegar no carro vá até ao sul de Espanha e entre pelo norte de Marrocos, nos ferry boats. É muito importante que o carro esteja em seu nome, ou num dos passageiros, ou com um documento que o deixe andar com o carro de outrém. Não se esqueça da carta de condução!

Leia mais sobre itinerários para guiar em Marrocos aqui

É também necessário também que tenha seguro do carro para Marrocos. A maior parte dos seguros europeus não contempla este país. Na entrada em Marrocos tem de preencher também papéis para a circulação do seu carro em território marroquino. O mesmo se aplica para quem vá de autocaravana.

São vários os pontos de entrada por barco em território marroquino:

por Algeciras- Ceuta, por Tarifa-Tânger, Gibraltar-Tânger MED e Algeciras-Tânger MED. Claro que estes últimos são mais afastados de Portugal portanto os outros pontos, Algeciras e Tarifa, são os mais próximos e mais rápidos. A ligação mais directa, e mais rápida, é a de Tarifa para Tânger e pode demorar cerca de 40 minutos.

Os bilhetes são adquiridos nos sites das empresas de ferry boats ou no próprio local e quanto mais cedo for menos confusão vai encontrar. Se comprar bilhete de ida e volta consegue ainda um desconto. Pode comprar bilhetes do ferry boat na FRS, na Acciona, na Balearia ou Comarit.

Leia mais sobre barco para Marrocos aqui

Outra opção para ir de Portugal para Marrocos é de autocarro. Certamente não é a mais confortável mas será a mais barata. Se sair de Lisboa de autocarro esperam-no 16 horas de viagem. Mas para quem não gosta ou não quer (ou não pode!) conduzir – e ainda conseguir dormitar pelo caminho – a viagem passa num instante e chega descansado ao destino.

Leia mais sobre barco para Marrocos aqui

Ao chegar a Algeciras, onde deve comprar o bilhete do ferry boat, vai ter direito a uma viagem gratuita, de autocarro, até Tarifa – uma viagem de cerca de 30 minutos. Quando chegar a Tarifa entre no ferry boat até Tânger. Pode depois apanhar a camioneta ou comboio para a cidade que quiser. Algumas cidades têm ligações directas a partir daqui, outras terá de trocar de transportes pelo caminho.

Compre as viagens directamente com as companhias e empresas. Haverá quem lhe diga para lhes comprar porque querem ganhar uma comissão e aí o seu bilhete ficará mais caro. Portanto, evite comprar coisas a gente que não conhece. Eles estão sempre à espera de fazer algum dinheiro com as viagens dos turistas que atravessam desta forma o mar.

A partir de Tânger, existem vários autocarros. Se quiser ir até Casablanca prepare-se para mais 5h30 de viagem, para Agadir são 13 horas de viagem, com paragem em Marraquexe e numa estação de serviço. Com a CTM pode comprar os bilhetes com antecedência. Bilhetes a partir de 80 Dirahms para Casablanca; 220 Dirahms para Marraquexe; a partir de 70 Dirahms para Rabat, só para dar alguns exemplos.

Como voar de Portugal até Marrocos?
Aprenda como comprar um bilhete de avião para Marrocos aqui:
Voo Portugal Marrocos