Ascensão ao Jbel Toubkal 4167m, O ponto mais alto do Norte de África

Jbel Toubkal é o pico mais alto de Marrocos com uma altitude de 4167m e situa-se a sul de Marrakech a pouco mais de 60kms.

Vista do topo do Toubkal em Marrocos
Vista do topo do Toubkal em Marrocos

O Jbel Toubkal é o pico mais alto de Marrocos com uma altitude de 4167m e situa-se a sul de Marrakech a pouco mais de 60kms.

A sua ascensão é possível em dois dias, no entanto para aqueles que tem menos prática o melhor é fazê-lo em três dias e durante a altura do verão pois não é tão exigente como no inverno com a neve.

Aconselha-se ainda assim o uso de equipamentos adequados à prática de montanhismo como casacos corta vento, botas, bastões, impermeável, etc. Tudo depende da época do ano em que desejar meter-se nesta aventura inesquecível nas Montanhas do Atlas.

Perigos de subir ao Monte Toubkal

Caminhada - Montanhismo - Trekking em Marrocos
Caminhada – Montanhismo – Trekking em Marrocos

Logo que decida que deseja realizar esta fantástica ascensão deve ter em atenção as seguintes situações:

  1. A primeira, ter consciência que vai fazer uma ascensão acima dos 3000m e que o nosso organismo vai-se sentir. Desta forma devem estar atentos a situações de falta de oxigénio ou intensa dificuldade em respirar, vómitos, dores de cabeça resistente a aspirina, tonturas e falta de urina. A falta de oxigénio no ar e a dificuldade do nosso organismo em absorver o necessário para suprir as necessidades pode ter efeitos irreparáveis. Pelo que caso sinta algum destes sintomas, nomeadamente falta de urina, dor de cabeça resistente a aspirina, tonturas e falta de ar em repouso deve descer imediatamente acompanhado até ao ponto mais baixo que puder, neste caso até à sua base, Imlil;
  2. A segunda, reservar o refúgio do Neltner a 3207m através do Club Alpino Francês com sede em Casablanca;
  3. A terceira, ter roupa e material adequado ao que se propõem realizar;

Subir ao Toubkal – Instruções passo-a-passo

Refugio de Montanha a caminho do topo do Toubkal
Refugio de Montanha a caminho do topo do Toubkal

A maneira mais fácil de nos deslocarmos é possivelmente apanhar um avião até Marrakech onde poderá ou alugar um veículo ou apanhar um transporte até Imlil onde será a sua base.

Já em Imlil poderá pernoitar no Refugio do Club Alpino Francês que tem sede em Casablanca até para entrar no espírito do Montanhismo e poder apreciar a aldeia, conversar com o responsável pelo refúgio para se aconselhar e ouvir histórias.

Caso opte por ficar no refúgio do CAF em Imlil convém reservar, (a quando da reserva da pernoita no refugio do Neltner), com antecedência e indicar se vai desejar alguma refeição ou não. No entanto, aconselha-se a que o faça quer para o refúgio de Imlil quer para o Neltner pois será muito bem servido e no caso do Neltner evita que você vá carregado com bens para poder restabelecer todas as forças que necessita.

Consulte os preços do hotel e faça a sua reserva aqui

A primeira etapa desde Imlil até ao Refugio do Neltner, situado a 3207m leva umas sete horas e são à volta de 11kms. Aqui convém apenas levar o essencial, ou seja, bastões de caminhada, muda de roupa, saco cama, lanterna, barras energéticas qb e água suficiente para a sua ascensão.

Não esquecer a máquina fotográfica pois à medida que vamos subindo vamos encontrando locais deliciosos para tirar umas fotos.

Já chegados ao Neltner é necessário dar entrada, procurar um cantinho para colocar os nossos bens e restabelecer forças. Aqui encontramos não só as pessoas que lá trabalham como também os caminheiros que estão a subir ou a descer e podemos ouvir as suas histórias.

Podemos até integrar algum grupo que esteja para partir no dia seguinte e ir com eles ou solicitar acompanhamento de algum guia disponível, no entanto, o caminho está sempre sinalizado como pode reparar até aqui.

Do Neltner ao topo do Toubkal são uns meros 1000m que vão dar luta pois aqui o percurso torna-se um pouco mais íngreme e requer mais atenção.

Subida Toubkal em Marrocos
Subida Toubkal em Marrocos

Como já está acima dos 3000m também vai ter mais “dificuldade” em respirar, vai movimentar-se mais devagar e portanto, convém sair para esta ultima ascensão por volta das 5h/6h da manha.

De não esquecer que ainda tem de regressar ou ao Neltner onde passara mais uma noite ou a Imlil.

Nesta última etapa levara apenas o essencial e deixará no refúgio bens como o saco cama, higiene pessoal, roupa que não precise, etc. De não esquecer que deve levar barras energéticas, água e tudo aquilo que acha que lhe possa fazer falta. Não se esqueça da máquina fotográfica pois vai querer emoldurar uma foto sua quando atingir o topo.

A descida deve ser feita com muito cuidado, pois como é mais íngreme esta parte é necessário um cuidado redobrado.

Agora que já atingimos o objectivo de subir ao topo mais alto do norte de África.

Se estivermos com tempo ou formos capazes podemos descer até Imlil, no entanto espera-o uma boa caminhada e uns bons pares de horas. Se não se sentir confiante para o fazer não o faça.

Não se esforce em demasia pois precisa de todas as forças necessária para o regresso.

Vídeo com subida ao topo do Toubkal

Neste vídeo pode ver-se como se faz a subida ao Monte do Toubkal mas com neve. Na altura de Verão não há neve no caminho. Podemos reparar como a vista do topo é linda.

Mapa caminho de subida ao Toubkal

Clique no mapa para ver em grande.

Mapa caminho de subida ao Toubkal
Mapa caminho de subida ao Toubkal

(artigo e fotos por Francisco Fernandes)