Encantadores de serpentes em Marraquexe – Tradição ancestral

Se existe uma imagem que marca a praça Jemaa El Fna, são os encantadores de serpentes, alvo de muitas fotografias. Mas nessa imagem, da cidade vermelha – Marraquexe, não estão sozinhos.

Encantador de serpentes em Marraquexe
Encantador de serpentes em Marraquexe

Isto de encantadores de serpentes, parece coisa saída de filmes de Hollywood ou Bollywood e só faltam os tapetes voadores e génios a saírem de lâmpadas mágicas. Um mundo exótico, portanto.

Se existe uma imagem que marca a praça Jemaa El Fna, são os encantadores de serpentes, alvo de muitas fotografias. Mas nessa imagem, da cidade vermelha, não estão sozinhos. Há de tudo um pouco na praça e que conta a história e cultura marroquina.

Aos encantadores de serpentes, juntam-se os contadores de histórias, os acrobatas, faquires, vendedores de água e as mulheres que fazem pinturas (tipo tatuagens) henna. Todos animam a praça mais movimentada de Marraquexe, um dos locais mais interessante da lista património da UNESCO em Marrocos, que é a Jemaa El Fna.

Vídeo dos Encantadores de serpentes em Marraquexe

Para quem não tiver fobia de cobras, pode ainda tirar fotografias com as mesmas mais de perto, enroladas no corpo e ao pescoço. Terá é de pagar para ter essa recordação na sua máquina fotográfica.

Encantador de serpentes em Marraquexe
Turista com serpente à volta do pescoço
Os encantadores de serpentes mostram a sua arte secular – ao que parece surgiu no Egipto há muitos séculos – ao porem a dançar as serpentes ao som das suas flautas. Mas, na verdade, não é o som das flautas que seduzem o animal.

O facto é que as cobras são surdas. Mas, ao sentirem as vibrações, os animais saem do cesto e embaladas. Os movimentos que os encantadores fazem com as suas flautas é que mantêm a atenção da cobra na sua direcção. Curioso, não é?

Alguns vendedores de lembranças de Marraquexe, também se passeiam pela praça com serpentes de brincar, feitas de madeira, para os turistas levarem como recordações de Marrakech.

Encantador de serpentes em Marraquexe
Encantador de serpentes em Marraquexe
Alguns dos vendedores, junto dos encantadores de serpentes, chegam a assustar com os brinquedos-serpentes porque, para chamarem a atenção, movem-nas na direcção das mãos dos turistas.

No meio de trânsito, restaurantes ambulantes e música tradicional e tudo o resto que anima a praça Jemma El Fna, essa é a forma de os vendedores chamarem a atenção no meio da confusão.

Os encantadores de serpentes são muitos em Marraquexe e geralmente estão situados nos principais locais de passagens de turistas, mais de noite do que de dia.