Visitar Fez Marrocos

5- Como Chegar a Fez

É extremamente fácil chegar a Fez, até pela posição geográfica, numa encruzilhada entre as principais cidades de Marrocos, o que permite viajar com relativa facilidade para Tânger, Meknes, Rabat, Casablanca, Marraquexe ou Chefchaouen.

A cidade é servida por um aeroporto internacional para onde existem bastantes rotas da Royal Air Maroc e de outras companhias aéreas. A Ryanair opera nada mais nada menos do que vinte e quatro rotas para Fez, incluindo de Madrid, Barcelona, Sevilha, Paris Beauvais, Londres Stansted e Brussels Charleroi, para nomear apenas aquelas que serão mais convenientes em termos de voos de ligação para Portugal.

O aeroporto está bem ligado ao centro da cidade por transportes públicos. Pode-se apanhar o autocarro #16 e pagar apenas 4 Dirhams pelo bilhete. O autocarro leva cerca de 40 minutos a ultrapassar os 15 km que separam o aeroporto da estação ferroviária de Fez. Se preferir apanhar um petit-táxi espere pagar 150 Dirhams para o centro histórico de Fez e um pouco menos para a cidade nova.

Quem preferir viajar de comboio não terá problemas em chegar a Fez. A gare da cidade, a Fez-Ville, encontra-se bem localizada na “Ville Nouvelle”, a cidade construída pelos franceses na primeira metade do século XX. De lá há oito partidas diárias para Marraquexe, um trajecto que teoricamente levará sete horas e meia, sem contar com atrasos, que podem ser frequentes e com bilhetes a custar entre 200 a 300 Dirhams. A viagem de comboio para Casablanca é mais curta, entre três horas e meia e quatro horas e custando entre 165 e 110 Dirhams, sendo um pouco mais curto e menos dispendioso chegar a Rabat. Para Tânger há cinco saídas por dia, demorando o trajecto quatro horas e meia e custando 110 a 160 Dirhams.

A Gare Routiére de Fez serve uma infinidade de destinos e na place Allal el-Fassi encontrará o terminal da CTM, que oferece uma série de rotas em autocarros com alguma qualidade e fiabilidade. Note que os autocarros da CTM partem da Gare Routiére fazendo uma breve paragem no seu terminal dedicado depois de um longo tempo no trânsito, mas à chegada ficam mesmo pelo terminal CTM.

Fez: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Agencia de Viagens em Marrocos