Segurança em Marrocos

Seguranca em Marrocos
Seguranca em Marrocos
Não, Marrocos não é um país perigoso.

Claro que existem situações pontuais, como em qualquer país.

Claro que há roubos mas a única coisa que tem a fazer é ter os mesmos cuidados que tenha na sua cidade. E tente não andar com coisas de muito valor à mostra. Mas isso é o que se deve fazer em todos países que visita.

Em algumas zonas, são habituais as abordagens para a venda de droga – principalmente no norte do país. Só tem de dizer que não e seguir o seu caminho. Também não convém seguir por caminhos indicados por pessoas que não conhece.

Muitas vezes, para ganhar uns trocos, são capazes de o mandar por ruas que sabem que se vão perder, para depois pedirem dinheiro para os ajudar a encontrar o caminho certo. Mas são situações pontuais que pode evitar pedindo informações no local onde ficar alojado, por exemplo, ou com guias.

Não existem situações de violência em Marrocos com turistas. Mesmo os roubos existem, na sua maioria, porque as pessoas facilitam o trabalho dos bandidos, levando malas abertas ou carteiras nos bolsos, à mão de semear. Se andar de carro não deixe nada à mostra – ou seja, outra coisa que deve fazer no seu pais de origem, certo?

Nos últimos anos, Marrocos evoluiu muito no seu negócio do turismo e os turistas andam em segurança pelo país. É por isso também seguro para levar as suas crianças. Nos locais mais movimentados não as perca de vista. É fácil saírem do seu lado e perderem-se no meio da multidão. Mas de resto, será algo que fazem também quando estão no vosso pais. 


O maior perigo de Marrocos, para muita gente, é beber água não engarrafada, que pode dar em problemas de estômago ou intestinos. Também tem de ter cuidados com legumes e fruta que tenham sido lavados com água da torneira.

O organismo da maior parte dos turistas não está habituado e pode andar a vomitar uns dias. Se isso acontecer, hidrate-se muito bem com água engarrafada e outros líquidos com açúcar para lhe darem energia, como refrigerantes, por exemplo.

Marrocos vive muito do turismo, por isso vai sentir-se muito seguro e vai ver muita polícia nas ruas.

Também outra coisa perigosa em Marrocos é atravessar a rua! Tenha sempre muito cuidado e certifique-se que estão a parar, enquanto estiver a atravessar. Geralmente só abrandam e nunca param totalmente.

Nas cidades maiores e com mais população, nota-se mais a presença de pedintes, mas não se sinta intimidado, porque não é obrigado a dar nada. Faz parte dos pilares do Islão ajudar os mais necessitados, ainda assim muita gente pede nas ruas, mas são inofensivos.

Se andar com carro, em certos locais de estacionamento, vão aparecer arrumadores que não são legais – ou seja, não são permitido, mas eles dizem que lhe guardam o carro para ganhar dinheiro. Não deixe nada à mostra no carro, nem arrume nada à frente deles. Não se sinta obrigado a dar-lhes dinheiro.


Tenha cuidado redobrado em Casablanca e Tanger.