Porque é que as lojas em Marrocos fecham à Sexta-feira?

MESQUITA DA KOUTOUBIA
MESQUITA DA KOUTOUBIA

Sexta-feira é o dia sagrado muçulmano e as lojas devem fechar por volta do meio-dia.

Um facto que não é comummente conhecido – é que os muçulmanos não precisam de rezar mas mesquitas, podendo fazer as suas orações diárias em qualquer lugar (casa, escritório ou mesmo ao ar livre), mas sempre em direcção a Meca.

No entanto, na oração do meio-dia de Sexta-feira, os muçulmanos precisam de ir à mesquita, e essa é a única vez em que não devem trabalhar. O resto da semana (e o resto da Sexta-feira) devem estar a trabalhar ou a fazer algo de útil.

O Islão diz que Deus não gosta de tempo perdido, na verdade Ele valoriza tanto o tempo, que existe no Alcorão um capítulo chamado “O Tempo” (Surah Al-Asr). Então, nenhum muçulmano (ou qualquer homem ou mulher na Terra) deveria estar sem fazer nada e a perder tempo.

Assim, a Sexta-feira é um dia muito importante para os muçulmanos. É mais significativo e mais benéfico do que qualquer outro dia da semana. É o dia em que os muçulmanos se reúnem para rezar em congregação.

Antes da oração, eles ouvem uma palestra dada pelo Imam para capacitá-los e ensinar-lhes conhecimento sobre Deus e sobre a religião. É um dia abençoado que foi designado como tal por Deus; nenhum outro dia da semana compartilha as mesmas virtudes.

Mesquita de Tinmel
Mesquita de Tinmel

Em muitos países predominantemente muçulmanos, a Sexta-feira é um feriado semanal, às vezes combinado com Quinta ou Sábado. No entanto, não há o encerrar obrigatório de negócios.

O profeta Maomé disse aos seus seguidores que “As cinco orações diárias, e a oração da Sexta-feira, servem de limpeza para quaisquer pecados que tenham sido cometidos, desde que não se cometa nenhum pecado grave.”

É importante que um muçulmano não negligencie a oração de Sexta-feira devido a trabalho, estudo ou outros assuntos mundanos. Os crentes devem considerar esta oração uma prioridade uma vez que ignorá-la três vezes seguidas, sem nenhuma razão válida, fará com que o crente se desvie do caminho da religião.

O melhor dia em que o Sol nasce é à Sexta-feira. É o dia em que Adão foi criado. É o dia em que Adão entrou nos Jardins Celestiais, o dia em que foi expulso e também o dia em que morreu. Sexta-feira é ainda o dia em que o Dia da Ressurreição será realizado.

E é assim, entendendo um pouco mais sobre a religião em Marrocos, acabamos por entender porque razão, à Sexta-feira, muitos negócios estão fechados e o porquê muita gente não trabalhar neste dia.