Hammam Marroquino – O que é o Hammam em Marrocos?

Hammam com massagem em Marrocos
Hammam com massagem em Marrocos
Não há pessoa que vá a Marrocos e que não lhe digam para ir a um hammam.

Nesta página vamos aprender um pouco mais acerca deste assunto, para que você possa clarificar as suas ideias e compreender mesmo o que é o Hammam marroquino.

Vamos lá!

Primeiro porque é algo tradicional e segundo porque é muito bom para relaxar.

Fazem massagens e também tem uma espécie de sauna e uma tradicional lavagem com sabão preto, que ajuda a uma maior limpeza dos poros.

A tradição do hammam em Marrocos
A tradição do hammam em Marrocos
Por tradição o hammam é algo de comunidade, ou seja, um local para onde vai muita gente ao mesmo tempo.

Os hammams surgiram para providenciar momentos de higiene – e também de cuidados de saúde – para os frequentadores, mas eram também vistos como espaços de convívio, porque era um local onde se encontravam e conversavam enquanto usufruíam dos tratamentos.

Parece que este tratamento não é para todo o tipo de pessoas, há um pequeno número de indivíduos que não gostam de ar quente, banhos de vapor, ou massagem.

Vídeo de Hammam marroquino

Não se sabe bem quando surgiram os hammams, mas sabe-se que já na Grécia e Roma antigas havia o hábito de ir às termas como forma de tratamento e relaxamento.

Massagem e Hammam em Marrocos
Massagem e Hammam em Marrocos
Os banhos a vapor foram posteriormente adoptados por vários povos islâmicos.

Em qualquer local que fique alojado lhe dirão que conhecem o melhor hammam e até ajudam a fazer as marcações e só tem de se preocupar em chegar a horas. E existem muitos bons hammams, mas geralmente os que são mais caros vão ser os que têm menos gente e mais condições.

Podem existir preços a partir de 5€ até 60€ ou mais dependendo do tratamento requisitado.

Hammam em Marrocos
Hammam em Marrocos
Existem massagens suaves e aquelas que são descritas como parece que está a apanhar “uma tareia”, de tanto lhe puxarem pelos músculos. Pode decidir se quer algo de relaxamento, esfoliação ou de tratamento, tem é de dizer antes.

Vai sair de corpo e alma tratados. Nos hammams também existem massagens com o óleo de argan – por vezes morno – que proporciona ainda um maior relaxamento muscular.

Vídeo de Massagem no Hammam

A pele fica bastante hidratada. É um mimo que tem mesmo de experimentar. E depois de sair da massagem não deve tomar banho imediatamente. De preferência, durma com o óleo e só tome banho no dia seguinte.

Se um dos funcionários do hammam se oferecer para o ajudar a fazer a esfoliação, poderá agradecer-lhe a ajuda com uma gorjeta no final.

Hammam marroquino
Hammam marroquino
Não espere carícias na esfoliação, às vezes parece que a pele está a sair. Se for o caso e se estiver a magoar, queixe-se e farão os movimentos mais lentamente.

O próprio hammam, com a sala dos vapores, ajuda à desobstrucção dos poros e limpa o corpo de impurezas mas não está tudo relacionado com beleza e estética. Muitos frequentadores também os usam por questões de saúde – é benéfico para quem faz retenções de líquidos.

Quem tiver problemas de tensão alta, ou doenças cardiovasculares deve consultar primeiro o médico para saber se pode utilizar sem problemas.

Vídeo de Hammam beldi em Marrocos

Há hammams de melhor qualidade mais caros, e há os hammams normais, onde a maioria dos marroquinos vão no seu dia-a-dia. Este vídeo (en inglês) mostra a ida a um hammam tradicional em Marrakech.

Categorias Saúde