O que é uma Medina – O coração das cidades marroquinas

Uma medina é um aglomerado urbano organizado dentro de muralhas, ou seja, protegida dentro de uma fortificação.

Medina antiga de uma cidade
Medina antiga de uma cidade

Normalmente as medinas são as partes antigas das cidades árabes já que há sempre uma cidade nova fora destas mesmas fortificações.

O emaranhado de ruas, ruelas e becos, faz das medinas um autêntico labirinto que faz com que um simples passeio se torne por vezes num verdadeiro quebra-cabeças.

Normalmente, no centro das medinas existe uma praça principal, da qual saem várias avenidas principais que levam para o exterior das muralhas.

Muitas das vezes, nestas cidades marroquinas, as muralhas são protegidas por torres de vigia e abertas em enormes portões que dão entrada e saída da medina antiga de uma cidades.

Medina de Fez em Marrocos
Medina de Fez em Marrocos

Em Marrocos as medinas mais conhecidas são as de Fez, Marrakech, Rabat, El Jadida, Essaouira, Casablanca, Chefchaouen, Asilah e Taroudant.

Apesar das medinas mostrarem uma certa desorganização visual, na verdades estas seguem determinadas ordens urbanísticas e regras estabelecidas.

No centro das medinas há sempre uma mesquita, chamadas normalmente de Grande Mesquita.

Há medinas que são organizadas por separação étnica ou religiosa, localização de actividades laborais, ou seguindo uma certa hierarquia social ou comercial. Dentro das medinas há vários bairros, mercados e zonas de oficinas e comércio.