O que é um Ksar – As aldeias fortificadas marroquinas

O que é um Ksar – As aldeias fortificadas marroquinas

KSAR MARROCOS
KSAR MARROCOS – Ksar UNESCO de Ait Benhaddou perto de Ouarzazate

Os ksours (plural de ksar) protegiam as populações de intempéries, bandidos e de tribos nómadas que assaltavam os oásis depois das colheitas.

Ksar de Tissergate perto de Zagora
Ksar de Tissergate perto de Zagora
Um ksar é uma aldeia fortificada.

Essas aldeias fortificadas teriam sido edificadas originalmente como uma fortaleza comunitária para populações sedentárias.

Na sua origem, um ksar, teria só uma rua principal que daria abertura para o oásis permitindo assim contacto directo para as colheitas.

Marrocos tem muitos ksours, sendo então este tipo de aldeia fortificada, o mais frequente tipo de aglomerado populacional no sul do país.

Quase todas as cidades no Sul de Marrocos têm vários ksours, localizados a poucos kms do centro urbano principal.

Tal exemplo são as cidades de Erfoud, Rissani e Zagora por exemplo.

No início, um ksar não seria muito complexo a nível de organização, já que teria só função de proteger e alojar populações, mas mais tarde com o tempo, estes construções passaram a se transformar em pequenas aldeias com ruas de comércio, mesquitas e escolas.

Construídas em taipa e tijolos de argila, casa ksar tem um design de padrões diferentes associado ao seu criador, que normalmente segue decorações geométricas.

Os ksar ou ksour são normalmente confundidos por kasbahs que são outra coisa. Visite a página com explicação do que é um kasbah.

Se quer visitar um autêntico ksar, não perca explorar o famoso Ksar UNESCO de Ait Benhaddou perto de Ouarzazate, o Ksar de Maadid perto de Erfoud ou o Ksar de Tissergate perto de Zagora.

Agencia de Viagens em Marrocos