Dar Rita • Hotel português em Marrocos

Dar Rita é um hotel com nove quartos na cidade de Ouarzazate. Situado num bairro tradicional marroquino a dois minutos de táxi do centro da cidade. Conforto e privacidade a bons preços.

Vamos-lhe falar acerca do Dar Rita, o nosso hotel em Ouarzazate.

Além do Marrocos.com, temos ainda este hotel que abrimos em Janeiro de 2011.

Este tipo de alojamento chama-se riad, maison d’hôtes, bed & breakfast ou ainda guest house.

O Dar Rita foi um projecto pelo qual nós, os irmãos Rita Leitão e João Leitão (ver blog de viagens), nos dedicamos e investimos neste maravilhoso país que escolhemos para viver.

Dar Rita • Hotel português em Marrocos

Ouarzazate é uma cidade do sul de Marrocos, situada a cerca de 1150 metros de altitude, bem nas Montanhas do Atlas. É considerada uma porta de entrada para o deserto do Saara apesar das condições climatéricas que aqui existem serem por vezes bem diferentes do se espera quando se pensa em Marrocos: os Invernos podem ser rigorosos, com queda de neve nas montanhas envolventes e, pontualmente, na própria cidade.

No Dar Rita em Ouarzazate todos são recebidos como amigos.

A decoração da casa é em estilo marroquino misturando ainda objectos de vários países do mundo incluindo Portugal, Mauritânia, Iraque, Omã, Bulgária, Turquia, etc.

Ouarzazate, a “cidade sem ruído”, uma designação que é uma tradução literal do seu nome, tornou-se famosa em 1962, quando ali foram rodadas vastas cenas do filme Lawrence da Arábia.

O Casbá de Taourirt em Ouarzazate, Marrocos
O Casbá de Taourirt em Ouarzazate

Hoje em dia, para além do elevado interesse turístico que detém, é conhecida pela organização da Marathon des Sables, uma das provas atléticas mais duras do mundo, e pelo projecto de captação de energia solar que prevê a instalação de infra-estruturas capazes de produzir quase metade das necessidades energéticas de Marrocos.

Visitar Ouarzazate

Site oficial da Marathon des Sables

O nosso hotel tem 7 quartos + 1 apartamento de 2 quartos, todos equipados com casa-de-banho privativa, ar condicionado e aquecimento.

O objectivo principal deste hotel é acolher de forma simpática e confortável, viajantes que estejam na rota Marraquexe » Deserto do Saara, sendo Ouarzazate o ponto de paragem ideal.

Temos quartos duplos com pequeno-almoço (café da manhã) a 50 Euros e outros a 40 Euros (25 Euros ou 20 Euros por pessoa por noite). O pequeno-almoço é um pequeno banquete dos deuses, com imensa variedade quer marroquina quer ocidental.

Medina de Tassoumaat

Rua em Tassoumaat

O Dar Rita fica localizado num dos bairros típicos de Ouarzazate chamado de Hay Tassoumaat. Este bairro da cidade é o local ideal para sentir como o verdadeiro Marrocos vive o seu dia-a-dia.

Fotografias de Ouarzazate

Esta zona de Ouarzazate encontra-se próxima da margem do rio, perto da entrada na cidade de quem vem do lado de Marrakesh. É um bairro muito interessante, cheio de vida local, habitado por uma comunidade de origem berbere.

Os quartos no Dar Rita
Os quartos no Dar Rita

É dos melhores locais de Ouarzazate para se interagir e observar pessoas locais, que ainda vivem segundo os seus antepassados. O ambiente é muito genuíno, com crianças a brincar nas vielas, mulheres que preparam pão para o cozinhar no forno comunal. E, claro, a arquitectura é também tradicional, com as casas a serem construídas com materiais naturais baseados em lama.

Em redor da área habitada podem ser encontrados rebanhos e se for simpático com as pessoas é bem provável que estas convidem o estrangeiro para um chá em suas casas.

Basicamente, a história deste hotel português começa quando o João convidou a irmã Rita para viver em Marrocos e começarem um projecto juntos.

Estando a 10 minutos a pé do centro da cidade, ou a 2 minutos de táxi, você pode ficar quantos dias quiser, tendo para si um espaço privado dentro de uma casa marroquina.

Há uma vasta biblioteca espalhada pela casa, jogos de mesa, computador e mesmo Internet Wi-fi sem fios rápida e grátis em toda a casa e quartos.

Festa de Ano Novo no Dar Rita

Todos os anos fazemos uma festa de passagem de ano. Junte-se a nós!

(reserve com antecedência)

Viagem de grupo Passagem de Ano em Marrocos – 7 Dias 520€

Como chegar a Ouarzazate?

Sabia que Ouarzazate tem ligação aérea da Ryanair com Madrid e o preço dos bilhetes rondam os 5 e 10 Euros? Pode também voar com a Royal Air Maroc, desde Lisboa até Ouarzazate com escala em Casablanca, o bilhete custa cerca de 200 Euros ida e volta.

Site oficial da Ryanair

Site oficial Royal Air Maroc

Veja as viagens que passam no nosso hotel

 Viagens de Grupo

Viagens Privadas

Contactos do Dar Rita

  • Rita Leitão e João Leitão
  • Morada: Rue de la Mosquée 39, Tassoumaât Ouarzazate, Marrocos
  • Telefone: +212.654.164.726
  • Email: darritamaroc @ gmail.com
  • Página de Internet: www.darrita.com