Visitar Ouarzazate Marrocos

Ouarzazate é uma cidade fantástica a 200km de Marraquexe, do outro lado das Montanhas do Atlas

O Casbá de Taourirt em Ouarzazate, Marrocos
O Casbá de Taourirt em Ouarzazate, Marrocos

Ouarzazate é uma cidade do sul de Marrocos, situada a cerca de 1160 metros de altitude, bem no Alto Atlas. É considerada uma porta de entrada para o deserto do Saara apesar das condições climatéricas que aqui existem serem por vezes bem diferentes do se espera quando se pensa em Marrocos: os Invernos podem ser rigorosos, com queda de neve nas montanhas envolventes e, pontualmente, na própria cidade.

Mesmo não contando os pontos de interesse na própria cidade, existem locais imperdíveis nos arredores, por vezes a quase 100 km de distância. Recomendo a utilização de uma viatura própria para explorar a região de Ouarzazate e mesmo que não esteja a viajar por Marrocos de carro, poderá alugar um por aqui sem qualquer problema.

História de Ouarzazate

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

Ouarzazate conta com uma história antiga a nível regional, na medida que era um oásis importante na travessia do deserto até à famosa aldeia fortificada de Ait Benhaddou. Porém, foi na altura dos franceses que se estabeleceu, e que o centro da cidade começou a ser construído. Na cidade há dois bairros antigos, anteriores à presença francesa: Taourirt e Tassaoumat.

A “cidade sem ruído”, uma designação que é uma tradução literal do seu nome, tornou-se famosa em 1962, quando ali foram rodadas vastas cenas do filme Lawrence da Arábia. Hoje em dia, para além do elevado interesse turístico que detém, é conhecida pela organização da Marathon des Sables, uma das provas atléticas mais duras do mundo, e pelo projecto de captação de energia solar que prevê a instalação de infra-estruturas capazes de produzir quase metade das necessidades energéticas de Marrocos.

Quando Visitar Ouarzazate

A melhor arte para uma visita a Ouarzazate será nos meses de Março a Maio ou de Outubro a Novembro. Nessas alturas as temperaturas são agradáveis, mas se tem boa tolerância ao calor não deverá ter problemas em Setembro ou mesmo em Junho. Os meses do pico do Verão tendem contudo a ser demasiado quentes e o Inverno é bastante rigoroso em Ouarzazate não sendo a melhor altura para visitar a região, até porque as estradas ficam por vezes bloqueadas.

Ouarzazate: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Agencia de Viagens em Marrocos