Visitar Ouarzazate Marrocos

3- Outros Locais a Ver em Ouarzazate

Kasbah des Cigognes

Trata-se de um velho kasbah bastante mal-tratado mpelo tempo e a precisar de urgente atenção. Mas talvez por isso é um dos mais atmosféricos de Ouarzazate e deve o seu nome às famílias de cegonhas que o habitam.

Mercado Central de Ouarzazate

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

Localizado bem no centro da cidade de Ouarzazate, este mercado está no seu melhor ao final da tarde e início da noite, quando fervilha de actividade. Ali se podem encontrar produtos diversos, como roupas, sapatos ou utensílios de cozinha, entre muitas outras coisas.

Lago Al-Mansour Ad-Dahbi

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

Este lago artificial, criado como uma albufeira de barragem, fica muito próximo de Ouarzazate, com a orla mais próxima a cerca de 1 km da margem da cidade, quebrando um pouco a sensação de secura que domina a área. É ideal para um passeio a pé ou para pescar um pouco, como fazem muitos dos homens locais.

Museu do Exército de Libertação de Ouarzazate

Não existem muitos museus em Ouarzazate e por isso os apreciadores deste tipo de espaços não quererá perder o Museu do Exército de Libertação – no original Le Musée Régional de la Résistance et de l’Armée de Liberation – , que reúne uma série de artefactos relacionados com esta força militar que se opôs tenazmente à presença francesa em Marrocos. Apesar de ter uma exposição pequena, este museu oferece uma viagem ao passado de Ouarzazate, com muitas fotografias e documentos originais relacionados com uma época essencial da história da cidade.

Igreja de Santa Teresa

Esta igreja foi construída em 1929, quando o Exército Francês estava envolvido na construção da passagem pelas montanhas, Tizi-n-Tichka, e precisava de um centro de apoio espiritual próximo do centro de operações. Uma presença pouco comum em terras marroquinas. Por vezes está fechada, mas pode-se tocar à porta. Aos Domingos há missa, celebrada por um padre francês que vem de Marraquexe especialmente para a ocasião. A Igreja de Santa Teresa fica localizada entre o Hotel La Perle Du Sud e a Mosquée Somalie.

A visitar nos arredores de Ouarzazate

Apesar de alguns dos locais indicados para visitar em Ouarzazate serem já fora da cidade, são mesmo assim muito próximos. De seguida referirei locais um pouco mais distantes, muito interessantes e que devem ser visitados por qualquer viajante com tempo e possibilidade de se mover na região.

Ait Benhaddou

Talvez tenha sido pelo impacto que a série televisiva Game of Thrones tem tido um pouco por todo o mundo e pelas suas cenas filmadas aqui. Mas a verdade é que Ait Benhaddou se tornou um dos locais mais turísticos de Marrocos e sem dúvida a principal atracção de Ouarzazate.

Acredita-se que o ksar de Ait Benhaddou tenha sido criado em 757, precisamente por Benhaddou, cujos restos mortais repousam junto à sua cidade, tendo desempenhado um papel importante na rota comercial entre o Saara e Marraquexe, localizando-se a cerca de 30 km de Ouarzazate.

Este foi o local escolhido para a rodagem de diversos filmes, como The Jewel of the Nile, The Living Daylights, Kundun, Gladiator e The Mummy, mas terá sido a escolha de David Lean para aqui produzir o seu Lawrence of Arabia, em 1962, que foi determinante para o futuro de Ait Benhaddou. O realizador descobriu que as casas do ksar estavam num pobre estado de conservação e os trabalhos de conservação efectuados a seu pedido mantiveram este notável conjunto até aos dias hoje, apesar de alguns dos edifícios mais recuados apresentaram preocupantes sinais de envelhecimento.

A maioria das estruturas de Ait Benhaddou são residências, construídas com materiais orgânicos e revestidas com uma lama avermelhada. Mas existem também uma mesquita, um santuário, uma praça pública e uma hospedaria. Tudo isto rodeado de um sistema de muralhas defensivas.

Infelizmente a maioria dos habitantes do ksar mudaram-se para a nova Ait Benhaddou, do outro lado do rio e mais próxima da estrada principal. A ausência de habitantes torna a manutenção deste património mais complicada, mas pelo menos existem ainda algumas famílias a viver no interior do perímetro muralhado.

Ait Benhaddou passou a integrar a lista de locais classificados como Património Histórico da Humanidade em 1987.

Kasbah Telouet

O Kasbah Telouet fica a quase 80 km a norte de Ouarzazate e o bilhete custa 20 Dirhams mas vale totalmente a pena até porque a estrada que aqui conduz é bastante pitoresca. A entrada fica um pouco escondida, mas depois de se penetrar no complexo sentimo-nos num cenário fabuloso. Existe uma sala especialmente bonita, decorada com mosaicos, tecto suportado por duas imponentes colunas e portas ricamente talhadas. Existe uma lenda que diz que na decoração do palácio foram empregues trezentos trabalhadores que laboraram sem interrupção ao longo de três anos.

Todo este luxo não é de espantar, tendo em conta que o kasbah foi residência e centro de governo da poderosa dinastia de Glaoui que atingiu o seu auge na década de 30 do século passado, devido a uma proveitosa cooperação com os franceses. A localização foi estrategicamente escolhida, já que o kasbah se encontrava numa importante rota comercial, que ligava Marraquexe ao Saara e à África Ocidental, e além disso estava na zona onde existiam as mais importantes minas de sal da região. O complexo, que se encontra na periferia da localidade, foi construído entre 1860 e 1870 junto a um antigo kasbah.

Agdz

Agdz é uma pequena mas encantadora cidade oásis a cerca de 80 km a sudeste de Ouarzazate, que pode ser alcançada facilmente numa escapadinha de dia inteiro desde a cidade. O cenário é maravilhoso, com uma imponente montanha que domina o horizonte, aos pés das quais se encontra a localidade e um palmeiral denso e compacto.

Gaz Haven

E que tal encontrar uma estação de gasolina, daquelas associadas ao imaginário dos vastos espaços da América rural mesmo aqui, a poucos quilómetros de Ouarzazate? Imagine as fotografias que poderia tirar num lugar destes. Poderia!? Poderia não! pode mesmo! A Gaz Haven foi contraída no âmbito dos cenários necessários para a rodagem do filme The Hills Have Eyes 2, e é de facto um detalhe memorável para quem ande por estas paragens. Fica a cerca de 35 km de Ouarzazate, na estrada N10.

Oásis de Fint

OASIS FINT OUARZAZATE
OASIS FINT OUARZAZATE

Fica a uns 10 km de Ouarzazate e é um lugar interessante, um oásis característico, com muitas palmeiras e verde apesar dos níveis de água poderem estar bastante baixos em época de maior secura. É um lugar adequado para estar com pessoas locais, não sendo muito procurado por turistas. Existe uma aldeia e um kasbah, junto ao qual se encontra uma rocha que oferece uma excelente perspectiva geral sobre o oásis. Também aqui foram rodadas algumas cenas de filmes como Prince of Persia e Babel. O acesso pode ser um pouco duro mas com calma pode-se chegar a Fint com uma viatura normal.

Ouarzazate: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Agencia de Viagens em Marrocos