Visitar Agadir Marrocos

Agadir está situada no sul de Marrocos e é um dos mais famosos destinos de praia do país. Também é conhecida pelo seu Parque Nacional de Souss-Massa.

A cidade de Agadir é a capital da região de Souss-Massa-Drâa e é o maior porto de pesca de Marrocos. Com um clima ameno e sol durante o ano todo, as praias de Agadir possuem areia fina e estão a apenas 3 horas das principais cidades da Europa.

Agadir é simples e moderna e tem uma arquitetura contemporânea. Suas casas e edifícios são pintados de branco, possui avenidas largas, jardins e grandes áreas verdes e também uma flora e fauna espetacular.

A Baía de Agadir é visitada por turistas do mundo todo e a praia, que se estende por 10 km, tem águas quentes e transparentes e é rodeada por muita infraestrutura.

São diversos hotéis, restaurantes, casas noturnas, piscinas, spas, banhos turcos, passeios de barco, golfe e uma infinidade de esportes náuticos.


Como Chegar a Agadir?

A 22 km do centro de Agadir está localizado o Aeroporto Internacional Al MAssira (cidade de Inezgane-Ait Melloul), onde operam 17 linhas aéreas, incluindo as low-cost, o que facilita a chegada ao local.

Como chegar de Rabat à Agadir

A partir da capital de Marrocos, Rabat, pode-se chegar a Agadir de avião, comboio, autocarro ou de carro.

  • Avião

A partir do Aeroporto de Rabat (RBA) é possível voar até o Aeroporto de Agadir (AGA) pela companhia aérea Air Arabia Maroc, que possui voos de MAD 250 a MAD 450 (EUR 25 a EUR 45). O tempo de viagem total é cerca de 1h10.

A partir do Aeroporto de Agadir (Al Massira) até o centro da cidade são cerca de 20 minutos de táxi e o preço da corrida gira em torno de MAD 210 – MAD 260.

  • Comboio (Trem)

A partir da estação de comboios Rabat Ville, vá até a estação de Marrakech em uma viagem de 3h 40m com a Moroccan Railways (ONCF). O custo deste trecho gira em torno de MAD 130 – MAD 250.

A partir de Marrakech, pegue um autocarro até Agadir, numa viagem de 3h 30m que custa cerca de MAD 80 – MAD 110 com a companhia Supratours.

  • Autocarro (Ônibus)

Diretamente com o autocarro, faça uma viagem de 4h 20m a partir de Rabat à Marrakech que custa de MAD 110 a MAD 150 com a CTM

E a partir de Marrakech va de autocarro com a Supratours até Agadir em mais 3h 30m de viagem ao custo de MAD 80 – MAD 110.

  • Carro

Veja como pode alugar um carro para a sua viagem à Marrocos na página alugar carro em Marrocos.

A viagem dura cerca de 5h a 5h30m e o custo aproximado com combustível será de MAD 480 a MAD 700.

Como chegar de Marraquexe à Agadir

A partir de Marrakech é possível chegar a Agadir de autocarro ou de carro.

  • Autocarro (Ônibus)

Faça uma viagem de 3h de duração que custará cerca de MAD 70 a MAD 145. Existem duas empresas que fazem o trajeto: a CTM e a Supratours.

  • Carro

De carro serão cerca de 2h30m de viagem. Veja a página alugar carro em Marrocos para entender o passo a passo de um aluguel de veículos por lá. O custo aproximado com combustível será de MAD 210 a MAD 340. Na época alta o preço dos carros sobe consideravelmente.


História de Agadir

O nome Agadir foi oficialmente declarado pela primeira vez em 1510, quando o local era apenas uma aldeia de pouca notoriedade. Os portugueses chegaram a tentar conquistar Agadir na época, mas perderam a batalha para o então xerife Mohammed ech-Cheikh.

Somente no século XVII que Agadir começou a se tornar uma baia de importância, por fazer comércio  de cera, couro e açúcar com a Europa em troca de tecidos, armas e outros produtos manufaturados.

Em 1731, um terremoto forte atinge Agadir, que recebe a ajuda da Holanda em 1746 para ser reconstruída. A cidade acabou por sofrer um declínio em 1760, que durou cerca de 150 anos, devido a decisão do sultão Alawita Sidi Mohammed ben Abdallah de dar prioridade ao porto de Mogadouro, pertencente a Portugal nessa época.

Após a cidade ficar quase deserta, ela teve o seu comércio restabelecido em 1881 pelo sultão Moulay Hassan. Em 1913, Agadir tinha menos de mil habitantes e poucos anos depois teve um porto construído por tropas francesas que ali chegaram.

A partir de 1930, Agadir começou a crescer. Um centro moderno foi construído e a exploração de minérios, a pesca e a agricultura começaram a se desenvolver.

Em 1952 a cidade organizou o “Grande Prémio do Automóvel” que movimentou o turismo e em 1956 teve o Aeroporto internacional de Agadir Al Massira-Marrocos inaugurado.

No entanto, Agadir sofreu novamente com um forte terremoto em 1960 que matou 20 mil pessoas, cerca da metade de sua população. Apesar da tragédia, o então rei Mohammed V de Marrocos decidiu reconstruir a cidade.

Ela foi edificada com arquitetura moderna que contrasta com a paisagem marroquina, o que acabou por impulsionar um surto demográfico que transformou-a em um dos centros turísticos mais importantes de Marrocos.

Hoje, Agadir é o maior exportador de sardinha do mundo e um importante porto comercial e possui uma população de 344 422 habitantes.


Quando Visitar Agadir

Qual é a melhor época do ano para visitar Agadir? Bom, como já dissemos, o clima lá é ameno e a água tem temperatura boa para nadar durante o ano todo.

O período mais quente em Agadir é durante o verão nos meses de Julho e Agosto. E em Junho e Julho geralmente o clima é mais seco, enquanto que as chuvas ocorrem em Novembro e Fevereiro.

Para quem não é muito fã de calor, é considerado perfeito viajar entre os meses de Setembro e Dezembro, quando a temperatura máxima chega aos 23°C.

De Março a Junho chove pouco e a temperatura máxima é de 31°C, o que também é considerada uma boa época para visitar Agadir.

De Julho a Agosto chove cerca de 13mm e a temperatura sobe para 36°C. Enquanto que nos meses de Janeiro e Fevereiro chove bem mais, cerca de 61mm e a temperatura máxima fica em torno dos 23°C. 

Temperatura em Agadir

AGADIR TEMPERATURA


Pontos turísticos de Agadir?

O que visitar em Agadir. Locais e monumentos principais da cidade.

Seafront Promenade ou Corniche de Agadir: grande orla da praia de Agadir que se estende por 5 km com bares, lojas, cafés, pubs e Wi Fi disponível por toda a extensão da avenida. É um ótimo passeio tanto durante o dia para aproveitar a praia quanto no final da tarde e noite para ver o pôr do sol e se divertir nos estabelecimentos locais.

Paradise Valley: é um vale belíssimo com lagoas e cachoeiras de águas claras, onde é possível nadar e apreciar todo o verde ao redor. O local ainda tem infraestrutura com restaurantes e cafés.

Souk al-Had: é um mercado tradicional onde pode-se encontrar diversas frutas, vegetais e especiarias que proporcionam uma mistura de cores e aromas da cozinha marroquina, uma das mais famosas do mundo.4

Marina de Agadir: possui 320 lugares de atracamento e acolhe barcos de 6 a 30 metros. Se possui um barco, pode deixá-lo na Marina por até um ano e ele ficará sob os cuidados de uma ótima assistência técnica. No Yacht Club do local, há vários alojamentos disponíveis e muitas opções de restaurantes e entretenimento.

Kasbah Agadir Oufela: o kasbah é parte central de uma cidadela e são fortificações encontradas no norte da África. No caso de Agadir, ela foi destruída pelo terremoto de 1960 (veja história de Agadir), então encontrará apenas as muralhas antigas que se mantiveram em pé. O local fica no alto da montanha a 10/15 minutos de táxi a partir da Marina até o topo. O passeio histórico lhe proporcionará uma vista magnífica da cidade de Agadir e do oceano. A visita é válida de dia e também à noite, quando todas as luzes da cidade estão acesas.

Nova Medina de Agadir: foi recriada em 1990 após o terremoto por Coco Polizzi, um arquiteto italiano. Está localizada a 5 km do centro da cidade em meio à árvores de eucalipto e pequenas ruas que mantém as antigas tradições de seus artesãos.

Museu do Patrimônio Amazigh: o museu possui uma coleção de arte berbere (conjunto de povos do Norte africano) como jóias, portas, utensílios de cozinha, tapetes e outras relíquias.

Jardim d’Olhão: é um jardim próximo ao centro da cidade que proporciona um passeio agradável e relaxante. Ele possui um pequeno museu dedicado a contar a história do terremoto que destruiu Agadir.

Crocoparc: é um parque com uma enorme quantidade de crocodilos e também tartarugas, peixes, iguanas, além de outras espécies de animais e de plantas do mundo todo. Aprenda mais sobre a flora e fauna da região e do mundo nesse passeio diferente e interessante.

Shows folclóricos: muitos grupos de Jazz inspiraram-se no tachelhit, canção berbere de Souss e fazem uma mistura de ritmos que merecem ser vistos. É possível assisti-los principalmente durante o verão, quando ocorre o Timitar, um festival de música marroquina que acontece em Agadir todos os anos no mês de Julho.

Anza: vale a pena passar na praia de Anza, a norte de Agadir. Ela é ótima para o surf e para tomar sol e possui uma boa seleção de lugares para comer, beber e fazer compras.


 Parque Nacional Souss Massa

O parque, que foi criado em 1991, ocupa uma faixa costeira de 33.800 hectares a sul de Agadir e possui uma infinidade de habitats.

São dunas, florestas, terras secas, estepes e zonas úmidas à beira do Oceano Atlântico com 250 espécies de aves nativas ou migratórias de inverno.

A espécie mais notável que o parque abriga é o íbis-eremita (ou ibis calvas). No parque está a última colônia natural desta espécie, que conta com uma população de cerca de 400 aves que correm risco de extinção.

Uma íbis-eremita alimenta-se de insetos, tem 70 centímetros de altura,  um longo bico vermelho e curvo, plumagem preta e cabeça vermelha e careca. 

Hoje existe um plano de ação junto com a população local para a prevenção da predação desta espécie com o acompanhamento de sua reprodução e desenvolvimento. 

Além das diversas espécies de aves, o parque abriga ainda várias espécies de mamíferos, incluindo algumas raras como o antílope Addax, o órix e as gazelas Mhorr e Dorcas Mhorr.

A combinação de paisagens como as falésias costeiras, os rios e dunas proporcionam uma visão panorâmica incrível aos visitantes do parque.

Visite também a página onde ficar em Agadir.


Vida noturna em Agadir

Para quem adora sair para se divertir durante à noite, Agadir oferece muitas opções: são bares, cassinos, night clubs, cabarés e discotecas ao ar livre.

Papa Gayo: é uma das casas noturnas mais populares de Agadir onde DJs internacionais se apresentam.

Havana: bar com opção de comidas marroquinas e lanches internacionais e com um atraente menu de coquetéis e cerveja. Possui um carro amarelo com a palavra “Havana” escrita em vermelho estacionado bem em frente ao estabelecimento e oferece música ao vivo na maioria das noites.

English Pub: bar inglês todo decorado, equipado com TVs para assistir a jogos de futebol e karaokê. 

So Night Lounge: casa noturna com palco de música ao vivo e restaurante. É um dos mais caros de Agadir.

Orange Café: um café que toca música eletrônica árabe e serve bebidas e refeições leves e ainda possui uma charmosa fonte para combinar com a decoração.

Jour et Nuit: bar à beira-mar com terraço panorâmico e vista para a praia.

Shem’s Casino: para quem gosta de jogos de azar, este casino de Agadir que proporciona diversão até o amanhecer.


Banho Turco e Talassoterapia em Agadir

Os banhos turcos, também chamados de Hammam e sauna a vapor, são populares em Agadir e faz parte de uma cultura marroquina herdada de antigas tradições.

Os banhos turcos foram adotados por árabes, turcos e outros povos islâmicos no século VII e consistem em permanecer em um ambiente quente e cheio de vapor, e por isso este tipo de sauna se difere das saunas secas, onde não há vapor.

Após algum tempo dentro da sauna a vapor, o indivíduo se molha ou mergulha por completo em água quente ou fria. A intenção desse tipo de banho é hidratar a pele, desobstruir os poros e eliminar as impurezas do corpo por meio da transpiração.

É ótimo para quem tem retenção de líquidos e não recomendado para quem tem problemas de circulação, doenòas cardíacas e pressão alta.

Já a talassoterapia é o uso da água do oceano e da riqueza do ambiente marinho para beneficiar os poros da pele, além de revigorar a saúde e combater os efeitos do estresse por meio da hidromassagem e algoterapia.

A maioria dos hotéis grandes de Agadir oferecem os banhos turcos, spas e tratamentos de beleza com produtos naturais da tradição árabe como, por exemplo, o óleo de argan, o ghassoul e a henna. Mas também existem outros locais que oferecem tais serviços e alguns deles estão a seguir.

Endereço: 464 Rue Imam Malik, Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09:00–13:00 e das 15:00–19:00

Endereço: Bloc 13 N30 IHCHACH، Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09:00–13:00 e das 15:00–19:00

Endereço: NR 41bis Rue Omar Ben Jalloun Hay Riad Essalam Agadir 80000, Maroc، Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 10:00–22:00

Endereço: Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 08:00–20:00


Campos de Golfe em Agadir

No geral, Marrocos proporciona muitas opções aos veteranos e amadores do golfe, mas em Agadir, especialmente, existem 4 belos campos de golfe à beira do Oceano que proporcionam diferentes níveis de jogo.

  1. O Royal Golfe de Agadir, por exemplo, tem 9 buracos e par 36, acessível a jogadores de todos os níveis em um jardim com palmeiras, flores, cactos e eucaliptos.
  2. Já o Golfe das Dunas do Club Méditerranée possui 3 percursos de 9 buracos, par 36 cada, também com níveis diferentes em um terreno de vale com eucaliptos e pequenos lagos.
  3. O Golfe do Sol tem 2 percursos de 9 buracos e ainda um campo de 18 buracos e um de 36 buracos com formas ondulantes, ideal para jogadores com um bom nível.
  4. Por fim, mas não menos importante, o Golfe de l’Ocean tem 92,5 hectares com 3 percursos de 9 buracos que levam o jogador para o meio de uma floresta de eucaliptos. 

Onde comer em Agadir?

Dos mais simples aos mais sofisticados, Agadir tem restaurantes para todos os bolsos. Veja a seguir a lista dos melhores em cada faixa de preço.

Restaurantes sofisticados

  • Pure Passion Restaurant

Endereço: Complexe Marina، Agadir 80010

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 12:00 à 00:00

  • La Villa Blanche

Endereço: Baie des Palmiers secteur No50 cite Founty, Agadir, Maroc

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 12:00 à 00:00

  • Pizzeria La Provençale

Endereço: Boulevard Cheikh Mohamed Saadi, Agadir, Agadir, Maroc

Horário de funcionamento: Aberto de segunda-feira à sábado das 12:30 às 22:00

  • Dar Maktoub

Endereço: Avenue Moulay Ali Cherif, Inezgane, Agadir 80350, Morocco

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 12:00 à 00:00

  • Le Palais du Jardin

Endereço: Baie des Palmiers, Cité Founty P5, Agadir 80010

Horário de funcionamento: Aberto de terça-feira a domingo das 19:30 às 22:30

Restaurantes de preços médios

  • Let’s Be Healing Food 

Endereço: Tamraght Main Street, Tamraght, Agadir 80023, Marrocos

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09:00 à 22:00

  • Café Tafarnout

Endereço: Boulevard Hassan II, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 05:30 às 23:00

  • Restaurant Le Tapis Rouge By Little Norway

Endereço: Complexe Tamlelt, Boulevard du 20 Aout, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09:00 à 22:00

  • L’Ardoise Gourmande

Endereço: Boulevard Hassan II, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos de terça-feira a sábado das 11:45 às 22:30

  • El Toro

Endereço: N° 7 Front de Mer Agadir | Sea front, Agadir 80000, Marrocos

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09:00 à 00:00

  • Bar Restaurant le Z

Endereço: Boulevard du 20 Aout, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 11:00 à 02:00

Restaurantes de preços baixos

  • Buon Gusto

Endereço: N 42 Galerie Faiz – Agadir Place Cinema Rialto – Av Des Far, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 12:30 às 15:30 e das 19:00 às 23:00

  • Babakoul 

Endereço: Ait Soual، Tamraght 80023

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 08:30 às 22:00

  • Restaurant Daffy

Endereço: 2 Rue des Orangers, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 10:00 às 22:00

  • Chiche Kabab

Endereço: Imm Oumlil Agadir، Avenue Hassan II, Agadir 80000

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 08:00 às 00:00

  • Le 116 – créperie et bar à salade

Endereço: 116 Av Des Far, Ville Nouvelle, Agadir 80010, Marrocos

Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 12:00 às 22:30


Onde fazer compras em Agadir?

Por ser uma cidade bastante turística e de fácil acesso a visitantes estrangeiros por seu aeroporto internacional, os preços de Agadir são geralmente mais elevados do que o restante de Marrocos.

Mas ainda assim é possível encontrar itens a preços muito bons nos souks, os mercados tradicionais de Marrocos onde é regra pechinchar para fazer uma boa compra.

Nos souks encontrará artesanatos locais e uma grande variedade de calçados, roupas, cosméticos, peles, bolsas, alimentos, perfumes, entre outros itens. Veja a seguir alguns dos mercados e lojas mais visitados de Agadir:

  • Souk El Had d’Agadir

Uma mistura de cores e sabores será encontrada neste mercado que vende inúmeros produtos e comidas típicas.

Endereço: Rue 2 Mars, Agadir 80090 • Horário de funcionamento: Aberto de terça-feira a domingo das 8:00 às 19:00

  • L’Echappee Belle Etape Berbere

Loja com uma vasta variedade de artesanato autêntico feito por artesãos. Cada peça tem a sua história que é explicada pela dona do lugar.

Endereço: 7 rue Mohammed Boufous Quartier، Agadir 80000 • Horário: Aberto de terça-feira a sábado das 10:00 às 12:00 e das 15:00 às 18:30

  • UpcycleMo

Loja de móveis e peças de decoração modernos e elegantes feitos de materiais reciclados, que chamam a atenção por sua criatividade e beleza.

Endereço: N10, Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto de segunda-feira a sábado das 8:30 às 18:00

  • Lita

Loja de roupas e acessórios que misturam os estilos marroquinos e parisienses.

Endereço: 88 Bis, Passage av des Far، Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto de terça-feira a domingo das 8:00 às 18:00

  • Diamantine

Roupas e acessórios marroquinos tradicionais para homens, mulheres e crianças a preços acessíveis. A loja também possui uma variedade de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Endereço: BOUTTIQUE N° 9 & 10.، Avenue Mohammed V, Agadir 80000 • Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 10:00 às 21:00


A região de Agadir

Nas redondezas de Agadir existem muitas cores, sabores e aromas. Veja algumas das cidades que certamente vão proporcionar-lhe novas sensações.

Tamrhakht: é um destino de praia próximo a Agadir, rodeada por restaurantes e bananeiras e frequentada principalmente pelos moradores de Agadir, os Gadiri.

Taghazout: fica a 19 km a norte da cidade de Agadir e assim como ela tem um clima ameno durante todo o ano. A sua praia, também com infraestrutura de restaurantes, tem 7 km de extensão e é um centro de surf conhecido pelos surfistas mundialmente. A cidade tem se tornado um bom destino de férias, graças a construção de hotéis e novas casas, estando ainda próxima ao Aeroporto de Agadir.

Tamri: fica a 60 km a norte de Agadir e é famosa pelo óleo de argan, amêndoas, banana, açafrão e mel e também pelas suas plantações de banana.

Na Rota du Miel (Rota do Mel) que acontece no mês de Maio, perto de Imouzzer, são celebrados o mel de tomilho, de cacto e de lavanda.

Imouzzer Ida Outanane: está localizada a 60 km a nordeste de Agadir e a viagem até lá passa por estradas sinuosas e canyons com vista para o rio rodeado de loendros e palmeiras. A região também é famosa por seus riachos e cascatas e pelo Tifrit Valley, que foi chamado de “Paradise Valley” pelos hippies na década de 1970.

Tafraout: possui uma paisagem diversa com casas cúbicas de granito rosa em meio a palmeiras. Ali é onde encontrará as melhores amêndoas de Marrocos, principalmente no mês de Fevereiro, durante a Festa das Amendoeiras em Flor.

Taroudant: está a 80 km de Agadir e é a antiga capital de Souss. Na cidade existem dois souks com muita variedade: o sou árabe possui especiarias, frutas, plantas medicinais e objetos em pedra e o souk berbere tem lojas de antiguidades e joalharias. Na cidade ainda é possível fazer um belo passeio de charrete por meio a ruas estreitas, medinas e jardins, que fica incrível sob a luz do pôr do sol.

Taliouine: está a mil metros de altitude e a 119 km de Taroudant, a caminho de Ouarzazate, entre o deserto e um magnífico cenário de montanhas. A cidade é muito conhecido por seu açafrão.

Sidi Ifni: é uma pequena cidade com estilo espanhol e com uma praia de areia fina. A região é tranquila e possui excelentes locais para a prática de surf.

Tiznit: fica a 78 km de Agadir e se difere pelas suas muralhas cor-de-rosa. Nas medinas encontram-se produtos de prata como anéis, fíbulas, adornos de peito e punhais para os homens.

Mirleft: a aldeia está situada a 40 km a sul de Tiznit e fica em um penhasco com vista para o mar, proporcionando um ambiente perfeito para relaxar.

Veja também as páginas Agadir em 24 horas e Agadir em 48 horas.

Agencia de Viagens em Marrocos
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, somos a equipa do Marrocos.Com
Saudações do Deserto!
Como podemos ajudar?