Visitar Tanger Marrocos

Visitar Tânger Marrocos

Tanger Marrocos é uma cidade do norte do país com 669.685 habitantes e é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo ao mesmo tempo.

A cidade de Tânger está conectada ao resto de Marrocos por ferrovias e novas vias expressas. O Aeroporto Internacional Ibn Batouta fica a 15 km do centro da cidade. E, mesmo com todas as indústrias modernas, Tânger ainda tem uma medina antiga, onde os artistas vendem os seus produtos. 

Artigos de couro são a especialidade, juntamente com roupas tradicionais, sapatos, artesanato em prata e itens de madeira. O portão de entrada para a Medina é encontrado perto da Grande Mesquita e se conecta com as praias.

O turismo está se tornando uma importante indústria com investidores estrangeiros construindo resorts à beira-mar. Cabo Espartel, a entrada para o Estreito de Gibraltar, fica nas proximidades. Os visitantes vão lá para ver o famoso farol, bem como a costa da Europa do lado africano.

E Tânger está em constante e rápido crescimento. Nos últimos vinte anos, a população da cidade quadruplicou.

História de Tânger

O nome Tânger tem origem na mitologia greco-romana. “Tinjis” era o nome da mulher de Anteu, que casou-se com Héracles após a morte do primeiro marido. O filho de Tinjis e Héracles se chamava Sufax, que quando adulto, tornou-se rei e fundou uma cidade com o nome da mãe, onde hoje é a atual Tânger.

Uma das principais atrações turísticas de Tânger são as grutas de Hércules – situadas a poucos quilómetros a sudoeste da cidade – e, segundo a lenda, Hércules teria passado a noite ali antes de realizar o roubo das maçãs do Jardim das Hespérides.

De acordo com registros arqueológicos e históricos, há indicação de ocupação pré-histórica em Tânger, mas ela foi dominada mesmo somente no século I a.C, pelos romanos.

Já entre o quarto e quinto séculos, Tânger fazia parte do Império Bizantino, até que os árabes chegaram no início dos anos 700. Os portugueses, por sua vez, reivindicaram a área no final do ano 1400. 

Espanha e Portugal governaram a cidade de Tânger juntos por cerca de 60 anos, mas esta ficou sob domínio somente português em meados dos anos 1600. Contudo, quando Catarina de Bragança (Portugal) casou-se com Carlos II da Inglaterra, Tânger lhe foi dado como parte do dote da princesa. 

Os britânicos governaram a cidade até que o sultão Moulay Ismail impôs um bloqueio que forçou os britânicos a se retirarem. Ao saírem, os britânicos destruíram Tânger e seu porto. 

Embora parcialmente reconstruída, a cidade diminuiu para cerca de 5.000 pessoas no início do século XIX. E devido a sua localização geográfica, muitos países europeus disputaram o seu controle.

A França foi a mais influente, quando o Kaiser da Alemanha disse ser favorável a que Marrocos permanecesse um país livre. Isso quase desencadeou uma guerra entre França e Alemanha. Marrocos foi então dividido entre a França e a Espanha. 

Na década de 1920, Tânger tornou-se uma zona internacional, mantida pela França, Espanha, Grã-Bretanha e Itália, até a Segunda Guerra Mundial. 

A Espanha deteve o controle de Tânger até que Marrocos conquistou a sua independência e a cidade ficou com restante do país.

Tânger tem um passado marcado, conhecido como um refúgio seguro para espiões internacionais e um ponto de encontro para agentes secretos. E também foi usada como local para muitos romances e filmes de espionagem, por ter ainda uma reputação de centro de contrabando. 

Hoje, Tânger é o segundo maior centro industrial em Marrocos, com sua Zona Franca. A pesca e a agricultura são duas indústrias menores, mas que contribuem para sua economia.

Quando visitar Tânger

A melhor época para visitar Tânger é de setembro a novembro e de março a maio, ou seja, durante o outono e primavera, quando o clima está perfeito: nem muito quente e nem muito frio.

Outra vantagem é que a temporada turística ainda não está em pleno andamento, o que não deixa as cidades tão lotadas e aumentam as chances de se encontrar bons hotéis e riads com um preço justo.

A temporada turística entra em seu pico durante os meses de julho e agosto. Durante esses meses, a combinação de multidões e temperaturas sufocantes pode não ser tão agradável. No entanto, se precisar viajar durante esse período, faça as suas reservas de hotel com antecedência para garantir um quarto e leve o seu protetor solar!

Temperatura em Tânger

TANGER WEATHER

■ Veja a página: Fotografias de Tânger.

Tânger: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Veja ainda

Páginas mais recentes