Visitar Ouarzazate Marrocos

2- O que visitar em Ouarzazate – Locais principais

Kasbah de Taourirt

OUARZAZATE MARROCOS

Localizado na periferia de Ouarzazate, em frente ao Centro de Artesanato, do outro lado da avenida Mohammed V, o Kasbah de Taourirt é um local enigmático, construído em meados do século XIX pela dinastia Galoui. Contudo, os Galoui nunca viveram aqui, preferindo o Kasbah de Telouet, tendo Taourirt sido ocupado por familiares e funcionários ao serviço do líder Galoui. O magnífico complexo contém quase trezentos quartos e atingiu o seu máximo esplendor na década de 30 do século XX, quando o poder dos Galoui atingiu o seu ponto mais elevado.

A sua localização, directamente na rota comercial entre o Saara e Marraquexe, reafirmava a soberania da dinastia Galoui a quem quer que tivesse dúvidas e permitia o controle da região. Têm sido feitos trabalhos de restauro, quer devido às necessidades dos estúdios que aqui rodaram algumas cenas de filmes como Gladiador e Prince of Persia, quer devido ao apoio da UNESCO, mas as chuvas intensas arruinaram boa parte dos esforços para preservar o kasbah. Mesmo assim é possível apreciar a bonita decoração do pátio principal e de alguns dos quartos. Aconselho uma visita à sala de oração, de onde se tem uma bela vista sobre o lago El Mansour Edhabbi.

De resto, o melhor será deixar-se perder no seu emaranhado de salas, e procurar encontrar as cozinhas, o harém, as salas de recepção e outros testemunhos de um estilo de vida hoje extinto.

Pode-se aqui comprar algumas peças de artesanato a preços bem melhores do que nas partes mais turísticas de Ouarzazate. Para isso, dirija-se às traseiras do edifício principal, onde encontrará algumas famílias que ainda ali residem e que poderão até mostrar-lhe os seus lares por uma pequena quantia (15 ou 20 Dirhams).

Se visitar ao final do dia, sugiro que tome um chá no Cafe-Terrace de onde poderá apreciar o pôr-do-sol em todo o seu esplendor.
O Kasbah de Taourirt está aberto das 9 da manhã às 7 da tarde e o acesso custa 20 Dirhams.

Medina de Tassoumaat

Esta zona de Ouarzazate encontra-se próxima da margem do rio, perto da entrada na cidade de quem vem do lado de Marraquexe. É um bairro muito interessante, cheio de vida local, habitado por uma comunidade de origem berbere e árabe.

É dos melhores locais de Ouarzazate para se interagir e observar pessoas locais, que ainda vivem segundo os seus antepassados. O ambiente é muito genuíno, com crianças a brincar nas vielas, mulheres que preparam pão para o cozinhar no forno comunal. E, claro, a arquitectura é também tradicional, com as casas a serem construídas com materiais naturais baseados em lama.

Em redor da área habitada podem ser encontrados rebanhos e se for simpático com as pessoas é bem provável que estas convidem o estrangeiro para um chá em suas casas.

Praça Central de Ouarzazate

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

A Praça Central, ou Praça Al-Mouahidine, é o local mais animado de Ouarzazate, especialmente no final da tarde, quando as pessoas ali acorrem para descontrair um pouco e sociabilizar. Arquitectonicamente não tem nada de extraordinário. Mas o ambiente chega a ser vibrante. De resto, se gosta destes momentos de simplesmente não fazer nada, tente outros locais da cidade, como a Praça 3 de Março, a Rue de la Poste e a Avenida Mohammed VI. Estes são os melhores lugares para descontrair numa esplanada com um chá de menta ou para experimentar a doçaria de Ouarzazate.

Mercado de Domingo

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

Este é um verdadeiro mercado marroquino, totalmente aberto, na via pública, sem lojas nem estruturas de apoio. Como disse, realiza-se apenas aos Domingos, no Campo do Souq Hebdomadaire, a norte da zona industrial, sendo o local perfeito para comprar frutas e vegetais de qualidade e totalmente orgânicos ou biológicos. É um festival para os sentidos, com muito para ver, sentir, cheirar e provar. Ainda por cima é dos locais menos visitados pelos turistas que se deslocam a Ouarzazate.

CLA Studios e Atlas Studios

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

Ouarzazate tem sido frequentemente usada como cenário para a rodagem de grandes filmes de Hollywood. Munido desta informação o viajante poderá desejar visitar as instalações dos dois grandes estúdios existentes na cidade, o CLA Studios e o Atlas Studios, ambos localizados na estrada que segue para Marraquexe. Antes de visitar qualquer um destes estúdios convirá telefonar para confirmar que não estão fechados para visitantes, o que acontece quando existem rodagens. Se tiver sorte poderá vaguear pelos fabulosos cenários sem mais ninguém à vista. Prepare a máquina fotográfica!

No CLA Studios, criado por Dino de Laurentis, Cinectittà e Sanam Holding em 2004, poderá encontrar cenários criados para grandes filmes. Trabalharam aqui nas subas obras realizadores como David Lean, Bernardo Bertolucci, Martin Scorsese, Ridley Scott e Oliver Stone, rodando filmes famosos, como é o caso de Lawrence of Arabia, Black Hawk Down, Kundum, Gladiador, The Mummy 1 and 2, The Kingdom of Heaven, Sahara, Troy, Exorcist 1 and 2, Hidalgo e Babel. Sem esquecer Game of Thrones, uma das séries de TV mais aclamadas de todos os tempos! Os estúdios estão abertos todos os dias, das 8:00 às 18:30, com um bilhete a custar 40 Dirhams.

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

O Atlas Studios estende-se por cerca de 20 hectares de terreno e aqui os visitantes poderão “perder-se” em templos tibetanos, palácios egípcios, edifícios romanos, kasbahs marroquinos e outros locais fabulosos. Filmes famosos aqui rodados? Não faltam: Lawrence da Arábia (1962), Patton (1970), O Diamante do Nilo (1984) A Última Tentação de Cristo (1988), Kundun (1997), Gladiador (1999), A Paixão de Cristo (2004), Prince of Persia (2010), Babel (2006), Sahara (2005), Astérix e Obelix (2001), Spy Game (2001). Para referir apenas alguns. Isto significa que andaram por aqui nomes como Willem Dafoe, Harvey Keitel, Brad Pitt, Robert Redford, Orlando Bloom, Liam Neeson, Michael Douglas, Kathleen Turner e muitas outras grandes figuras da Sétima Arte.

Os bilhetes para visitar o Atlas Studios custam 50 Dirhams, podendo-se aceder às instalações a partir das 8:15 e até às 17:15 (Inverno) ou 18:45 (Verão).

Museu do Cinema de Ouarzazate

OUARZAZATE MARROCOS
OUARZAZATE MARROCOS

Se não tiver puder visitar os estúdios mas quiser ter uma ideia da importância de Ouarzazate na produção cinematográfica, pode optar por passar apenas pelo Museu de Cinema. Abriu em 2007, no local anteriormente ocupado por um estúdio. Aqui se encontra uma exposição dedicada à Sétima Arte, com objectos utilizados na produção de filmes e alguns cenários fantásticos. Situa-se em frente ao kasbah Taourirt e é ideal para quem não tem possibilidade de se deslocar ao grandes estúdios localizados no exterior da cidade. O museu está aberto todos os dias, das 8 da manhã às 6 da tarde.

Ouarzazate: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Agencia de Viagens em Marrocos