O festival “Festival International du Film de Marrakech” foi fundado em 2001 e é o principal evento relacionado com a Sétima Arte em Marrocos.
É uma espécie de Hollywood do norte de África. Sabia que o filme “Lawrence da Arábia” foi lá filmado? E este é apenas um dos exemplos de filmes que são feitos em solo marroquino.
Em Marraquexe acontece o Festival Internacional de Cinema que conta com a presença de nomes internacionais da Sétima arte. Costuma realizar-se entre Novembro e Dezembro e durante vários dias a imprensa internacional dá atenção a este evento.
Além dos filmes para competição, o Festival Internacional do Cinema de Marraquexe tem também filmes que fazem parte da selecção oficial mas que não estão a concurso. Na praça Jemaa El-Fna costumam ser projectados vários filmes para a população em geral e curiosos.
São geralmente 15 os filmes que disputam os prémios Estrela de Ouro, o Grande Prémio do júri (costumam seleccionar duas películas) e prémios para melhores actores (feminino e masculino).
O cinema indiano é muito apreciado em Marrocos, por isso, durante o Festival Internacional de Cinema de Marraquexe estão sempre em destaque os filmes feitos em Bollywood. Também marcam presença actores e realizadores que trabalham no cinema indiano.
A importância do Festival Internacional de Cinema de Marraquexe é mostrada na sua página oficial da Internet, contando com testemunhos de importantes personalidades ligadas à Sétima Arte. Sean Connery, Claudia Cardinale, Roman Polanski, Martin Scorsese e Abbas Kiarostami são apenas alguns dos nomes que referem a importância do Festival de Cinema de Marraquexe.
Vídeo do Festival de Marrakech
Entre os premiados nas últimas edições do certame de Marraquexe estão o “Os diários de Musan” do sul-coreano Park Jung-bum, “Becloud” (Vaho) do mexicano, Alejandro Gerber Bicecci e o filme da dinamarquesa Frederikke Aspöck, “Labrador” (Out Of Bounds).