Festival Internacional de Cinema Marraquexe, Marrocos

Festival Internacional de Cinema de Marrakech
Festival Internacional de Cinema de Marrakech
O Festival Internacional de Cinema de Marraquexe é uma espécie de Festival de Cannes, mas em território africano.

O festival “Festival International du Film de Marrakech” foi fundado em 2001 e é o principal evento relacionado com a Sétima Arte em Marrocos.

É uma espécie de Hollywood do norte de África. Sabia que o filme “Lawrence da Arábia” foi lá filmado? E este é apenas um dos exemplos de filmes que são feitos em solo marroquino.

Em Marraquexe acontece o Festival Internacional de Cinema que conta com a presença de nomes internacionais da Sétima arte. Costuma realizar-se entre Novembro e Dezembro e durante vários dias a imprensa internacional dá atenção a este evento.

Festival Internacional de Cinema de Marrakech
Festival Internacional de Cinema de Marrakech
O evento apresenta uma competição com longas e curtas-metragens de várias nacionalidades – desde o cinema indiano, ao sul-coreano, até ao americano e europeu, entre outros. Fazem geralmente parte do júri nomes conhecidos do cinema. Já por lá passaram júris como Emir Kusturica, Sigourney Weaver, John Malkovich, entre muitos outros.

Além dos filmes para competição, o Festival Internacional do Cinema de Marraquexe tem também filmes que fazem parte da selecção oficial mas que não estão a concurso. Na praça Jemaa El-Fna costumam ser projectados vários filmes para a população em geral e curiosos.

São geralmente 15 os filmes que disputam os prémios Estrela de Ouro, o Grande Prémio do júri (costumam seleccionar duas películas) e prémios para melhores actores (feminino e masculino).

Festival Internacional de Cinema de Marrakech
Festival Internacional de Cinema de Marrakech
Durante o festival são realizadas masterclasses com realizadores e actores conhecidos que muitos alunos de cinema frequentam. O normal é que as inscrições esgotem muito rapidamente, de tanta que é a procura.

O cinema indiano é muito apreciado em Marrocos, por isso, durante o Festival Internacional de Cinema de Marraquexe estão sempre em destaque os filmes feitos em Bollywood. Também marcam presença actores e realizadores que trabalham no cinema indiano.

A importância do Festival Internacional de Cinema de Marraquexe é mostrada na sua página oficial da Internet, contando com testemunhos de importantes personalidades ligadas à Sétima Arte. Sean Connery, Claudia Cardinale, Roman Polanski, Martin Scorsese e Abbas Kiarostami são apenas alguns dos nomes que referem a importância do Festival de Cinema de Marraquexe.

Vídeo do Festival de Marrakech

Entre os premiados nas últimas edições do certame de Marraquexe estão o “Os diários de Musan” do sul-coreano Park Jung-bum, “Becloud” (Vaho) do mexicano, Alejandro Gerber Bicecci e o filme da dinamarquesa Frederikke Aspöck, “Labrador” (Out Of Bounds).

Agencia de Viagens em Marrocos