Concerto de Jean Michel Jarre em Merzouga – Música no Deserto de Marrocos

Concerto Jean Michel Jarre em Merzouga
Concerto Jean Michel Jarre em Merzouga
Deve estar a pensar, porquê um texto sobre um concerto de Jean Michel Jarre e ainda por cima um que se passou em 2006?

Simplesmente porque foi um espectáculo marcante para os marroquinos e com um tema que toca a todos.

Em Marrocos, nas dunas de Erg Chebbi, a 16 de Dezembro de 2006, Jean Michel Jarre deu um concerto que aqueceu – à noite no deserto as temperaturas baixam muito e deviam estar uns 3º – os milhares de pessoas que por lá andaram e dançaram pela noite fora.

Jean Michel Jarre é um Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e escolheu o concerto “Water for Life”, com o apoio da UNESCO em Marrocos, para apresentar este projecto.

Este espectáculo realizou-se, no ano de 2006, para marcar o final da celebração do Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação. O concerto estava incluído nas iniciativas do Decénio Internacional a favor da Água (2005-2015).

Jean Michel Jarre – Water for Life Concerto completo 2006

https://youtube.com/watch?v=-aXDMNGHNFw

O mega-espectáculo, que terminou com fogo-de-artifício, contou com a participação da Orquestra Moderna de Casablanca, a Orquestra Filarmónica de Marrocos e ainda vários solistas marroquinos que foram convidados pelo músico francês, especialista em música electrónica e pioneiro da new age.

Merzouga foi o local escolhido para este evento de destaque. É uma aldeia berbere no deserto do Sara, que fica a cerca de 70km da Argélia e a 55km de Erfoud.

Concerto Jean Michel Jarre Water for Life
Concerto Jean Michel Jarre Water for Life
Merzouga é uma aldeia muito visitada por turistas por estar junto do maior conjunto de dunas de Marrocos, o Erg Chebbi. É ali que se fazem os mais famosos passeios de camelos, em 4X4 de carro e mota e acampamentos nas dunas.

O palco ficou montado numa zona plana do deserto, rodeado por nove ecrãs gigantes onde iriam ser transmitidas imagens de água e luzes durante o espectáculo musical de Jean Michel Jarre.

Para o evento foi montada uma espécie de cidade, com tudo o que era necessário para acolher os milhares de pessoas que se deslocaram para assistir a “Water for Life”.

Concerto Jean Michel Jarre em Merzouga
Concerto Jean Michel Jarre em Merzouga
O espectáculo começou na hora do pôr-do-sol, por indicação do músico francês, que queria o início da actuação com o desaparecer do sol nas dunas do deserto.

O concerto teve entrada gratuita e levou mais de 25 mil espectadores até às dunas de Erg Chebbi – Merzouga, para assistirem ao evento. Na produção e organização do espectáculo estiveram envolvidas quase 300 pessoas.