Embaixada da Mauritânia em Rabat, Marrocos

É fácil tirar o visto da Mauritânia em Rabat, na capital de Marrocos.

Relações Marrocos e Mauritânia
Marrocos e Mauritânia

Muita gente aproveita uma visita a Marrocos para dar um salto à Mauritânia, pela proximidade.

Mas precisa de um visto de entrada, que deve ser tirado na Embaixada da Mauritânia, em Rabat, capital de Marrocos.

Também pode tirar na Embaixada ou Consulado da Mauritânia do seu país de origem.

Para tirar o visto é rápido, logo que tenha todos os documentos necessários. O visto dura 30 dias e custa cerca de 30 euros. No dia em que lhe passam o visto é a data que vão colocar. Por isso, se só estiver a pensar passar a fronteira para a Mauritânia uns dias depois, e não naquele próprio dia, diga para lhe marcarem as datas mais para a frente.

Há uns anos podia-se tirar o visto na própria fronteira, o que não obrigava os turistas a viajarem de propósito para Rabat. Mas isso deixou de ser possível. De qualquer das formas assim é também uma forma de planear uma visita à capital marroquina.

Visto da Mauritania em passaporte portugues (folha da direita)
Visto da Mauritânia em passaporte português (folha da direita)

Vai precisar de duas fotos tipo passe. Não se preocupe porque existem sítios em Rabat onde as pode tirar. E toda a gente sabe onde ficam. Também serão necessárias fotocópias do passaporte. E, claro, o próprio passaporte.

Se se esqueceu de levar as fotocópias, pode imprimir no hotel onde vai ficar instalado. Ou também pode ir a um dos locais, perto da embaixada, que estão habituados a tirar as cópias para os vistos dos turistas que querem entrar na Mauritânia.

Se não quiser perder muito tempo, chegue antes da abertura de portas para guardar lugar. Abrem às 9h, mas durante a madrugada já se vai formando uma fila. Às 7h já é considerável o número de pessoas que estão à espera.

Bandeira da Mauritânia
Bandeira da Mauritânia

Mesmo antes de abrirem as portas, por volta das 8 horas, comecem a distribuir os papéis que devem ser preenchidos para adiantar o processo – os papéis são em francês ou árabe. Estão lá pessoas que ajudam no preenchimento mas que levam dinheiro para o fazer – é pouco, mas levam cerca 1 euro por pessoa.

Há quem já tenha chegado às 7 horas à porta da Embaixada e já estavam bastantes pessoas à espera. Dizem que existia uma lista onde todos se deveriam escrever. Não acontece sempre, mas há que tenha relatado o caso. Quem não estivesse na lista, mesmo que não estivesse na fila já não era atendido. Pelo sim, pelo não, confirme se existe alguma lista e marque o seu lugar na fila.

Por volta das 11 horas deixam de aceitar pedidos de vistos, para os poderem processar e entregá-los de tarde. Por norma não atendem mais de 50 pedidos de vistos por manhã. Há dias que podem ser mais mas também podem ser menos.

Embaixada da Mauritania em Rabat
Embaixada da Mauritania em Rabat

Depois de deixarem os papéis para o pedido do visto, dão um papel que comprova que o pediram e que devem guardar para levantarem o visto. Normalmente entregam-no logo nesse dia, durante a tarde.

A Mauritânia é um país pobre, mas com pessoas muito amigáveis. Infelizmente é também um local perigoso, onde vivem muitos ladrões e raptores. Tenha alguns cuidados redobrados consigo e com os seus pertences. Não exiba nada valioso e mantenha os seus documentos sempre em locais seguros. Em Rabat pode ainda apanhar voos directos para a Mauritânia.

Informação de contacto da Embaixada da Mauritânia em Marrocos

  • Embaixada da Mauritânia em Rabat
  • Endereço: 
Rue Thami Lamdawar, 6 BP 207, Quartier Souissi, Rabat Marrocos
  • Telefone: 212 37 65 66 78
  • E-mail: ambassadeur@mauritanie.org.ma

[message_box type=”attention”] Também pode tirar o visto em Portugal, no Consulado Honorário da Mauritânia. Fica na Doca de Belém, 93-B, Sala 9, Lisboa – Tel. 213 010 835 [/message_box]

Agencia de Viagens em Marrocos