Macacos em Marrocos – O macaco-berbere (Macaca sylvanus)

MACACOS MARROCOS
MACACOS MARROCOS

Os macacos são dos animais mais característicos de Marrocos e, neste país, podem ser vistos no seu habitat natural. Em locais verdes com um ambiente natural muito rico.

Macacos em Marrocos
Macacos em Marrocos
Marrocos é um país muito diverso, com deserto, praias, montanhas com neve e espaços verdes de grande dimensão, onde a natureza fala mais alto, como é o caso dos parques naturais.

É verdade que são também atracção turística em vários locais. Em Marraquexe, por exemplo, estão presos em gaiolas e são usados para tirar fotografias com os turistas que passam na praça Jemma El Fna.

No Parque Natural de Ifrane, que fica no Médio Atlas, pode ficar frente-a-frente com os macacos, o macaco-de-gibraltar (Macaca sylvanus), também conhecido como macaco-berbere. Ifrane é apelidada de “Suiça marroquina” porque é uma cidade situada numa montanha, com chalets, que fica a 1600 metros de altitude.

É lá que estão os macacos de Gibraltar que, como diz o seu nome, são naturais de Gibraltar, no extremo sul de Espanha. Ou seja, são os únicos macacos em liberdade que podem ser observados na Europa. No parque marroquino, os macacos estão livres e mantêm o seu estado selvagem.

Vídeo de macacos em Marrocos

Normalmente, os macacos estão habituados à convivência com os visitantes do parque e, por isso, não estranhe que se aproximem de si para lhe pedir comida. O que não se deve fazer! Mas pronto, se o fizer, leve umas bananas e amendoins. Não dê doces.

Apesar de estarem habituados à convivência com pessoas, não deixam de serem animais selvagens. Tenha sempre algum cuidado, porque quando se chateiam atiram coisas às pessoas.

Cedro Gouraud em Marrocos
Cedro Gouraud em Marrocos
Lembre-se sempre que esta é a casa natural deles e não a sua. Não deixe lixo espalhado e não assuste os animais. Nos últimos 10 anos, o número de macacos tem vindo a descer.

Os macacos de Gibraltar não têm rabo e tem um nível de aprendizagem alto. Tudo o que vir fazer, imita, por isso muitas vezes usado em circos.

As grandes árvores, os cedros, dão o nome a esta parque onde estão os macacos: o Cedre Gouraud. Esta floresta está localizada ao longo da estrada entre Azrou e Ifrane.