O Cavalo Marroquino – Raça de cavalos da Berbéria

Os cavalos marroquinos são de raça berbere e existem há muitos séculos na zona entre Líbia e Marrocos. Têm constituição robusta e temperamento fogoso, mas também podem ser animais calmos.

Cavalos de Marrocos
Cavalos de Marrocos

São cavalos inteligentes, robustos, com cabeça longa e comprimento mediano. As crinas são fortes e as cores de pêlo mais usuais são os castanhos (escuro e claro), o preto e tordilho (cor de tordo, ou seja, preto mas onde sobressaem manchas brancas).

Não é uma opinião unânime mas são alguns estudos que dizem que os cavalos berberes descendem de cavalos selvagens, da área do norte de África, que sobreviveram à era glaciar.

Os cavalos sempre fizeram parte da vida do homem e isso comprova-se com as pinturas rupestres que se encontram em vários locais do mundo. A Argélia é um dos países que tem essas pinturas que comprovam o convívio entre estes animais e os homens da Pré-História.

Vídeo do cavalo marroquino

Ainda outros estudos provam que o cavalo berbere é uma raça do Magrebe. E também aqui é algo provado com pinturas rupestres e monumentos onde os animais aparecem, entre a Líbia e Marrocos.

Portanto, podemos mesmo referir-nos a estes cavalos, como marroquinos. Pensa-se que terá começado na Pré-História a domesticação dos cavalos que, até então, eram selvagens.

A criação dos animais era feita para que os homens pudessem ir à caça, os ajudassem no trabalho e também foram preciosa ajuda, e transporte, em guerras. Aliás, sabe-se que, no século VII, foram exportados para a Europa, para serem usados na guerra pela Grã-Bretanha.

Cavalo marroquino
Cavalo marroquino
Claro que, nos dias de hoje, os cavalos marroquinos ainda são muito usados no trabalho dos habitantes, principalmente os das terras mais altas, das Montanhas do Atlas e em campos rurais durante o trabalho.

Mais tarde, depois de aperfeiçoada a domesticação do cavalo para trabalho e caça, o animal, que mostra grande inteligência e rápida aprendizagem, começou também a ser usado em espectáculos.

Em Marrocos, mais precisamente Marraquexe, existe actualmente um espectáculo que pode assistir: o Fantasia, Chez Ali Marrakech. Este mostra o lado artístico dos cavalos marroquinos. Com os cavaleiros a fazerem acrobacias em cima dos cavalos. É uma das maiores atracções desse espectáculo que apresenta a cultura marroquina.