Medina de Marraquexe

Marraquexe Recebe o Novo Coração: O Museu do Património Intangível

Marraquexe deu as boas-vindas à sua mais recente adição à coleção de museus, uma emocionante aventura histórica e artística para descobrir os segredos mais bem guardados da história de Marraquexe. O antigo edifício-sede do Bank Al-Maghrib de Marraquexe entrou para o catálogo da Fundação Nacional de Museus como o Museu do Património Intangível. Com uma localização privilegiada, o museu oferece vistas deslumbrantes para a mágica Praça Jemaa El Fna, em Marraquexe. O edifício foi transferido para a Fundação Nacional de Museus em 29 de abril de 2019 pelo Conselho Municipal de Marraquexe e pela Wilaya (Governador) da Região.

Após estar em construção desde a assinatura do acordo com o Conselho Municipal em 2019, o Museu do Património Intangível foi inaugurado em 23 de fevereiro de 2023. O evento contou com a presença de figuras proeminentes, como o Presidente da região de Marraquexe-Safi, Samir Goudar, o Wali da região de Marraquexe-Safi, Karim Kassi Lahlou, e o primeiro Vice-Presidente do Conselho Municipal de Marraquexe, Mohamed El Idrissi, entre outros.

Esse projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional de Museus (FNM), a Wilaya da Região de Marraquexe-Safi, a municipalidade de Marraquexe, o Ministério da Juventude, Cultura e Comunicação, o Bank Al-Maghrib e o historiador Hamid Triki. Segundo a Fundação Nacional de Museus (FNM), os principais apoiadores do projeto são a Organização Islâmica para Educação, Ciência e Cultura (ICESCO), o empresário marroquino Moulay Hafid Elalamy e a Fundação Noufissa Pharma 5.

Este majestoso edifício, que remonta à era colonial, está localizado no coração de Jemaa El Fna, a primeira localidade a ser registrada na lista do património oral e intangível da humanidade pela UNESCO em 2008. Foi construído pelos renomados arquitetos Edmond Brion e Auguste Cadet, enquanto estavam em Marrocos entre 1919 e 1935.

Além do famoso edifício do Bank Al-Maghrib em Casablanca, essa dupla arquitetónica também construiu outros prestigiados edifícios, incluindo a antiga sede do Bank Al-Maghrib em Rabat.

Após muitos anos desocupado, o edifício de estilo art déco passou por diversas transformações patrimoniais. Inicialmente, serviu como sede do Bank Al-Maghrib e, posteriormente, foi convertido em um espaço cultural que acolheu exposições e leilões, e agora funciona como museu.

O Museu do Património Intangível é uma magnífica adição aos museus de Marraquexe.

O edifício abriga diferentes exposições que visam homenagear a história de Marraquexe e Jemaa El Fna. Uma delas é uma exposição numismática, que presta homenagem ao Bank Al-Maghrib e sua equipe.

Há também uma experiência imersiva composta por documentos visuais e sonoros, proporcionando aos visitantes conhecimento por meio de recursos multimídia. Além disso, uma exposição tem como objetivo permitir que os visitantes descubram a história da praça Jemaa El Fna por meio de obras artísticas que retratam seu valor histórico e artístico. Nessa parte da exposição, estão presentes duas pinturas de Jacques Majorelle que ilustram cenas diárias do local, bem como obras de artistas renomados que marcaram a cena artística marroquina.

Como parte da exposição, há uma seção dedicada à história da arte da Halqa, uma antiga forma de arte marroquina que consiste na arte de contar histórias. A Halqa é comumente realizada por mestres dessa arte na praça Jemaa El Fna.

Este museu desempenha um papel importante, pois apresenta a influência internacional de Marraquexe e de Marrocos, ao mesmo tempo que incentiva a importância de preservar seu património ancestral.

O que os visitantes levam consigo após a visita ao museu é a percepção de que é extremamente importante preservar o património para as gerações presentes e futuras, pois ele é o guardião da memória de locais como o Bank Al-Maghrib.

Veja ainda

Páginas mais recentes