Medina de Marraquexe

Marrocos Ocupa o 22º Lugar entre os Maiores Importadores de Nozes

Novas estatísticas revelam que Marrocos se destacou como o 22º maior importador de nozes do mundo.

De acordo com o site de notícias com foco em agricultura, East Fruit, nos primeiros quatro meses de 2023, Marrocos importou mais de 20.000 toneladas de nozes. O relatório prevê que o total de importações de nozes aumentará ainda mais em 2023, especialmente durante esses meses cruciais para diversas categorias de nozes.

Apesar de ser um importante produtor de nozes, a produção interna de Marrocos não é suficiente para atender à demanda nacional. Como resultado, o país depende das importações para suprir suas necessidades.

No ano passado, Marrocos gastou mais de US$ 186 milhões em importações de nozes. Os Estados Unidos lideram como o maior fornecedor de nozes para Marrocos, seguidos pela China e Chile, de acordo com os dados.

As nozes ocupam um lugar especial na cultura e culinária marroquina, sendo amplamente utilizadas em diversas ocasiões, como casamentos e outras celebrações.

O período atual é especialmente importante para o consumo de nozes, uma vez que Marrocos se prepara para celebrar o Ashura, que marca o décimo dia do Muharram, o primeiro mês do calendário islâmico. Antes do Ashura, os marroquinos frequentam os mercados por todo o país para comprar “fakia”, frutas secas e nozes. Tradicionalmente, as famílias servem essas iguarias com leite, café temperado ou uma refrescante xícara de chá de hortelã.

Com a crescente popularidade das nozes e frutas secas em Marrocos, a posição do país como um grande importador destaca a importância desse alimento nutritivo e estimado na cultura e vida cotidiana marroquina.

Veja ainda

Páginas mais recentes