Moulay Idriss Zerhoun

Operação Marhaba de 2023 Bate Recorde com mais de 700 mil Passageiros Cruzando para Marrocos

A Operação Marhaba de 2023 quebrou recordes anteriores, com mais de 700 mil passageiros e aproximadamente 176 mil veículos atravessando dos portos espanhóis para Marrocos.

De acordo com dados da Proteção Civil citados em relatos da mídia espanhola, desde o início da operação em 15 de junho, um impressionante total de 732.624 viajantes partiram dos sete portos espanhóis incluídos na iniciativa.

Inicialmente, o número ficou aquém do registrado no ano anterior, gerando algumas preocupações. No entanto, após o fim de semana de pico, um significativo aumento no número de passageiros foi observado, resultando em um notável aumento de 3,8% em comparação com o mesmo período em 2022.

A quantidade de veículos cruzando para Marrocos também aumentou, com 175.977 unidades atravessando, o que representa um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o total ficou em 170.293 veículos.

Da mesma forma, o número de rotações de embarcações aumentou, totalizando 2.690, um aumento substancial de 18,3% em relação aos números registrados em 2022.

A fase de retorno também experimentou um aumento no tráfego, com 30.483 viajantes retornando desde 15 de julho, representando um aumento de 19% em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, o número de veículos que retornam soma 8.339, um aumento de 24% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Operação Marhaba

Do lado marroquino, a Operação Marhaba é organizada pela Fundação Mohammed V para a Solidariedade.

A operação começou este ano em 5 de junho e será realizada até 15 de setembro.

Nessa iniciativa, a Fundação Mohammed V para a Solidariedade ativou um abrangente sistema global de recepção em Marrocos, França, Itália e Espanha.

Um total de 24 locais de assistência e apoio foram criados para atender às necessidades dos membros da diáspora durante suas viagens a Marrocos e seus retornos a seus países de residência.

Dentro de Marrocos, 18 centros de recepção foram mobilizados, estrategicamente localizados em portos como Tanger Med, Tanger Ville, Al Hoceima e Nador.

Além disso, centros de recepção podem ser encontrados em importantes aeroportos, incluindo Aeroporto Casablanca Mohammed V, Aeroporto Rabat Sale, Aeroporto Oujda Angad, Nador e Aeroporto Agadir Al Massira. Outros aeroportos, como Fez Saiss, Marrakech Menara e Tangier Ibn Battouta, também contam com centros de recepção para prestar assistência aos viajantes.

Veja ainda

Páginas mais recentes