Rabat Marrocos

Preços de Vegetais no Mercado Marroquino Sofrem Queda Significativa de 10,6%

Um novo relatório da principal instituição estatística do Marrocos, a Alta Comissão de Planeamento (HCP), revelou uma diminuição significativa nos preços dos vegetais. De acordo com o HCP, os preços dos vegetais caíram 10,6% entre abril e maio deste ano.

A queda nos preços dos alimentos observada nos últimos dois meses afetou principalmente os vegetais, que apresentaram uma redução significativa de 10,6%. Outros itens alimentares que registraram queda incluem peixes e frutos do mar (4,4%), leite, queijo e ovos (1%) e óleos e gorduras (0,7%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou uma diminuição de 0,4% no final de maio em comparação com o mês anterior. Essa tendência foi impulsionada por uma queda de 0,9% no índice de alimentos e uma queda de 0,1% no índice de não alimentos, conforme apontado pelo IPC de maio.

Além disso, o relatório do IPC revelou que os preços de produtos não alimentares também diminuíram entre abril e maio de 2023. As reduções significativas incluíram combustíveis e lubrificantes (2,5%), vestuário e calçados (0,3%) e equipamentos de telefone e fax (1%).

Ao analisar a comparação ano a ano, o HCP enfatizou que o índice de preços ao consumidor aumentou 5,6% nos últimos 12 meses. Esse aumento foi atribuído a um aumento de 13,2% no índice de alimentos e um aumento de 1,1% no índice de não alimentos.

Em nível nacional, o IPC experimentou uma queda de 0,4% em relação ao mês anterior, mas registrou um aumento de 7,1% na comparação ano a ano.

No entanto, foram observadas variações nas tendências do IPC entre as diferentes cidades do Marrocos. Enquanto Al Hoceima, no norte do Marrocos, registrou uma queda de 1,9%, Meknes, no sul, teve um aumento de 0,3%.

Em abril, Mustapha Baitas, porta-voz do governo marroquino, abordou o problema do aumento dos preços em uma coletiva de imprensa. Baitas assegurou ao público que o governo estava preparado para adotar medidas para enfrentar a questão e manter os custos dos alimentos dentro de limites aceitáveis.

Baitas explicou ainda que a intervenção do governo não se limitaria apenas à regulação do mercado. Eles estavam ativamente envolvidos no aumento da produção e no apoio aos produtores para suprir a alta demanda por determinados alimentos durante o mês sagrado do Ramadã.

Apesar das promessas do governo, os preços continuaram a aumentar durante o Ramadã. Por exemplo, o preço de um quilo de pimentão verde saltou de MAD 6 para MAD 20, enquanto o preço de um quilo de batatas variava entre MAD 18-20 e as cebolas estavam cotadas a

MAD 14.

O relatório do HCP fornece informações valiosas sobre as recentes flutuações nos preços dos vegetais e destaca os esforços do governo para mitigar o aumento dos custos. Consumidores e formuladores de políticas continuarão monitorando essas tendências para garantir a acessibilidade dos alimentos e a estabilidade do mercado no Marrocos.

Veja ainda

Páginas mais recentes