Marraquexe Marrocos

O Novo Coração de Marrakech: O Museu do Patrimônio Intangível

A antiga sede do Bank Al-Maghrib de Marrakech entrou para o catálogo da Fundação Nacional de Museus como o Museu do Patrimônio Intangível. A conversão do museu tem vista para a mágica Praça Jemaa El Fna, em Marrakech, e foi transferida em 29 de abril de 2019 para a Fundação Nacional de Museus pelo Conselho Municipal de Marrakech e a Wilaya (Governador) da Região.

Em construção desde a assinatura, em 2019, com o Conselho Municipal, o Museu do Patrimônio Intangível foi inaugurado em 23 de fevereiro de 2023. O evento contou com a presença de várias personalidades ilustres, incluindo o presidente da região Marrakech-Safi, Samir Goudar, o Wali da região Marrakech-Safi, Karim Kassi Lahlou, e o primeiro vice-presidente do Conselho Municipal de Marrakech, Mohamed El Idrissi, entre outros.

Esse projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação dos Museus Nacionais (FNM), a Wilaya da Região de Marrakech-Safi, a prefeitura de Marrakech, o Ministério da Juventude, Cultura e Comunicação, o Bank Al-Maghrib e o historiador Hamid Triki. Os principais apoiadores do projeto são a Organização Educacional, Científica e Cultural do Mundo Islâmico (ICESCO), o empresário marroquino Moulay Hafid Elalamy e a Fundação Noufissa Pharma 5, de acordo com a Fundação Nacional de Museus (FNM).

O Edifício Icônico

O majestoso prédio que remonta à era colonial está localizado no coração de Jemaa El Fna, o primeiro local registrado na lista de patrimônio oral e imaterial da humanidade pela UNESCO em 2008. Foi construído por dois arquitetos renomados, Edmond Brion e Auguste Cadet, quando a dupla viveu no Marrocos entre 1919 e 1935.

Esse duo arquitetônico produziu o famoso prédio do Bank Al-Maghrib em Casablanca, bem como outros prédios prestigiosos, incluindo a antiga sede do Bank Al-Maghrib em Rabat.

Depois de ter ficado desocupado por muitos anos, o prédio no estilo art déco passou por várias transformações patrimoniais. Primeiramente, foi a sede do Bank Al-Maghrib, depois se tornou um espaço cultural para exposições e leilões e agora funciona como um museu.

Preservando o Patrimônio

O Museu do Patrimônio Intangível é uma magnífica adição aos museus de Marrakech.

O prédio abriga diferentes exposições que visam homenagear a história de Marrakech e Jemaa El Fna. Em primeiro lugar, há uma exposição numismática (o estudo de moedas) que presta homenagem ao Bank Al-Maghrib e sua equipe.

Há uma experiência imersiva composta por documentos visuais e sonoros que fornecem conhecimento aos visitantes por meio de recursos multimídia. Por fim, há uma exposição que tem como objetivo permitir que os visitantes descubram a história da Praça Jemaa El Fna por meio de obras artísticas que descrevem o valor artístico e histórico do rastreamento da história de Jemaa El Fna. Nessa parte da exposição, há duas pinturas de Jacques Majorelle que ilustram as cenas cotidianas do local, além de pinturas de artistas renomados que marcaram a cena artística marroquina.

Como parte da exposição, há uma seção sobre a história da arte da Halqa (uma antiga forma de arte marroquina que consiste na arte de contar histórias). A Halqa é comumente realizada por mestres da arte na Praça Jemaa El Fna.

Esse museu desempenha um papel importante ao apresentar a influência internacional de Marrakech e do Marrocos, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância de preservar seu patrimônio ancestral.

O que os visitantes levam de sua visita ao museu é a consciência da importância de preservar o patrimônio para as gerações presentes e futuras, pois ele é o guardião da memória de locais como o Bank Al-Maghrib.

Veja ainda

Páginas mais recentes