O cuscuz marroquino tradicional (também chamado de couscous marroquino) é um prato muito usado na região magrebina e que consiste em sêmola de cereais preparados de uma certa maneira até ser criado o cuscuz propriamente dito. Em Marrocos é o prato da Sexta-feira ou dias de festa e as receitas de cuscuz marroquino às vezes passam mesmo de geração em geração. Surge muito como alternativa ao arroz, batatas ou massa e é repleta de nutrientes. É muito usado na alimentação vegetariana, já que é uma boa fonte de hidratos de carbono, que dão energia. Este é o prato mais famoso de Marrocos. Todas as famílias marroquinas comem cuscuz à Sexta-feira. Por outro lado, qualquer dia de celebração ou festa, terá então o cuscuz como prato principal. Se você for convidado para comer em casa de marroquinos, o prato servido será então um cuscuz. Há várias receitas de cuscuz: o Couscous Royal, o Couscous au Sept Legumes (só vegetais), e o Couscous Viande (com carne).
Como fazer cuscuz marroquino
- cuscuz marroquino natalino
- cuscuz marroquino com frango
- cuscuz marroquino com atum
- cuscuz marroquino com camarão
- cuscuz marroquino com legumes
- cuscuz marroquino vegano
- cuscuz marroquino de quinoa
- cuscuz marroquino com queijo
- cuscuz marroquino simples
- cuscuz marroquino com carne
- salada de cuscuz marroquino
- cuscuz marroquino vegetariano
Receitas de cuscuz para você aprender a forma mais simples de como preparar um cuscuz saboroso!
Cuscuz marroquino com borrego
receita cuscuz marroquino • cuscuz marroquino com carne
Como preparar:
- Primeiro deve-se temperar a carne com sal, pimenta e as especiarias que quiser. Faça ao seu gosto. Deixe depois repousar com o tempero, umas horas antes de cozinhar.
- Quando for para cozinhar, coloque azeite numa panela e passe a carne de ambos os lados no azeite quente. Junte a cebola picada, deixando refogar, e depois junte as cenouras, cortadas às rodelas, o pimento, às tiras, e o tomate, sem sementes. Misture tudo e deixe em lume brando.
- Os legumes vão largando líquido, mas adicione ainda um caldo de legumes de forma a cobrir a carne a panela. Adicione as especiarias e reveja os temperos, de sal e pimenta.
- Num tacho à parte colocou água a ferver e vai juntar o cuscuz – medidas iguais: um copo de cuscuz e um copo de água. Quando começar a ferver desligue. E deixe ficar uns 10 minutos a cozer com o vapor. Pode mexer um pouco para ficar cozido uniformemente. E está pronto a servir. Se quiser pode ainda juntar a esta receita grão-de-bico.
- De acompanhamento para cuscuz marroquino pode fazer uma salada fresca com tomate e alface.
Couscous marroquino com camarão
receita de couscous marroquino • receita de cuscuz marroquino com camarão
Como preparar:
- Numa panela vá adiantando o cuscuz. Atenção com as medidas. O cuscuz aumenta muito o tamanho, depois de cozido. Coza o cuscuz com um copo de água para um copo de cuscuz – não cheio.
- Refogue no azeite a cebola, o alho e o pimento com as especiarias. Deixe alourar o alho e acrescente água, temperando com sal. Deixe cozinhar em 10 minutos. Pode juntar os tomates, até ir desfazendo aos poucos, e baixe a temperatura para cozinhar lentamente.
- À parte, numa frigideira, coloque a manteiga para saltear os camarões – tempere-os com sal e sumo de limão – mas não os deixe secar muito. A água que os camarões soltarem será para ser utilizada mais à frente.
- O cuscuz já cozido vai receber a mistura de tomate, com o pimento também, e os camarões mais pequenos. Misture tudo muito bem, dentro da panela, e coloque os camarões grandes em cima. Com lume médio, deixe cozinhar cerca de 10 a 15 minutos. No final já está pronto. Vá verificando sempre os temperos para ver se está ao seu gosto.
Cuscuz marroquino com atum
receita de cuscuz com atum • receita de cuscuz marroquino com atum
Ingredientes:
- 1 chávena e meia de cuscuz
- 2 colheres de sopa de groselha
- 1/4 xícara de azeite
- 1 chávena e meia de água fervida
- 1 raspa, sumo, e fatias de limão
- 2 colheres de chá de ras el hanout
- 400 gramas grão de bico escorrido
- 400 gramas atum escorrido
- 1 cebola roxa finamente fatiada
- 1 cenoura desfiada
- 1/2 chávena de salsa picada
- folhas de alface, para servir
Como preparar:
- Vamos então preparar cuscuz marroquino com atum!
- Ferva a água e adicione ao cuscuz numa tigela grande.
- Cubra o cuscuz com um tampa e deixe por 5 minutos.
- Pegue um garfo e gentilmente solte o cuscuz e acrescente os cominhos, o gengibre, o azeite e a paprica. Você quer que o cuscuz fique solto e seco, sem grandes aglomerados.
- Misture o restante óleo, as raspas, o sumo de limão e as especiarias. Junte o cuscuz com os ingredientes restantes. Tempere a gosto.
- Sirva o cuscuz de atum com fatias de limão e salada.
Cuscuz marroquino simples
receita de cuscuz simples • receita de cuscuz marroquino simples
Ingredientes:
- 1 chávena de cuscuz
- 1 chávena e meia de caldo de legumes a ferver
- 1 chávena e meia de amêndoas laminadas
- 1 chávena e meia de cebola cortada aos pedaços pequenos
- 1/4 de chávena de azeite extra virgem
- Sal e pimenta q.b.
Como preparar:
- Vamos então preparar cuscuz marroquino com atum!
- Ferva a água e adicione ao cuscuz numa tigela grande.
- Cubra o cuscuz com um tampa e deixe por 5 minutos.
- Corte as cebolas aos pedaços pequenos e torre as amêndoas.
- Coloque o cuscuz numa tigela e misture todos os ingredientes sólidos.
- Junte o azeite cru por cima da sala e mexa mais uma vez.
- Sirva o cuscuz com fatias de limão e salada de alface e tomate.
Cuscuz marroquino com frutos secos
cuscuz marroquino receita • cuscuz marroquino receita tradicional
Como preparar:
- Este prato pode ser usado como entrada ou então como acompanhamento de carne ou peixe. Esta é uma receita de cuscuz marroquino tradicional.
- O cuscuz deve ser colocado com sal num recipiente onde vai juntar a água a ferver. Deve tapar de imediato e deixar hidratar cerca de 10 minutos. No final, junte duas colheres pequenas de azeite e vá mexendo com um garfo para ir ficando com o cuscuz solto.
- À parte, numa frigideira, junte um pouco de azeite e aloure a cebola cortada em pequenos pedacinhos. Acrescente sal e pimenta, juntando todas os frutos secos que tem (as uvas passas, amêndoas, nozes e as castanhas de caju sem sal). A mistura pode ficar muito doce, por isso, vá provando e temperando conforme quiser.
- Junte esta mistura dos frutos secos aos cuscuz já hidratado (ou cozido) e mexa bem. O cuscuz rende muito: as duas chávenas sugeridas dão para cerca de seis porções. Decore no final com salsa.
Cuscuz marroquino com vegetais
receita de cuscuz marroquino com legumes • cuscuz marroquino vegano • cuscuz marroquino de legumes
Como preparar:
- Primeiro tem de cortar todos os vegetais em cubos ou pequenos pedaços. A cenoura, a courgette, a beringela, os brócolos e os pimentos. Os cogumelos frescos devem ser laminados.
- Pique a cebola e os alhos e junte num tacho com azeite todos os vegetais. Devem ficar alourados e têm de ser temperados com sal q.b.. Não deve cozer demasiado os legumes – não podem ficar sem líquido – mas se isso acontecer rapidamente adicione um pouco de água. No final tempere com coentros frescos.
- Noutro tacho deve fazer o cuscuz. Primeiro faça o caldo de legumes, quando estiver a ferver, desligue e adicione o cuscuz. É com esse calor que o cuscuz deve ser feito, sem estar ligado directamente ao lume. 10 a 15 minutos depois o cuscuz estará pronto. Sirva o cuscuz e adicione os vegetais por cima.
Salada de cuscuz marroquino
salada cuscuz marroquino • salada de couscous marroquino • cuscuz marroquino salada
Como preparar:
- Muitas vezes o pacote de cuscuz diz exactamente como deve confeccionar. Como pode depender de marca para marca, tente seguir o que lhe aconselham. Na falta de indicações siga as nossas: 250g de água com sal a ferver recebe o cuscuz. Desligar e deixar hidratar o cuscuz durante uns 5 minutos, mexendo com o garfo, para soltar os grãos.
- A couve roxa, picada fininha, deve ser colocada num escorredor com sal, para soltar a água e ficar mais mole. Deixe ficar uns 5 minutos e lave bem para tirar o sal. Ferva água e coloque lá dentro as uvas passas para se hidratarem.
- Deixe arrefecer, escorra e junte todos os ingredientes numa saladeira. Pode temperar com limão, sal e azeite e, só no final, é que vai acrescentar o cuscuz e mexer tudo muito bem. Esta salada de cuscuz marroquino é deliciosa.
Ver mais receitas de salada de cuscuz.
Cuscuz real marroquino
Vamos ensinar passo-a-passo como fazer cuscuz marroquino tradicional • receita couscous marroquino
Ingredientes:
- 6 abobrinhas médias
- 2 berinjelas
- Ervas de Provença/Herbes de Provence
- 600 g de cenouras
- 1 ramo de aipo
- 8 nabos
- 4 cebolas
- 1 lata de grão de bico
- 1 lata de tomate descascado
- 1/2 lata de polpa de tomate
- 2 colheres de chá de colorau
- 2 colheres de sopa de Ras el Hanout
- 2 filamentos de açafrão
- Flor de sal/fleur de sel
- Sal
- Azeite
- 6 peças de colar de cordeiro (pescoço)
- 1 perna de cordeiro
- 1 frango
- 8 salsichas tipo merguez
- 1 kg de semolina (cuscuz)
O Cuscuz Royal é um prato muitas vezes usado em ocasiões especiais, como casamentos ou outras festividades que fazem parte da cultura marroquina.
A melhor receita couscous marroquino é, sem dúvida, o Cuscuz Royal, pela sua diversidade e porque espelha tudo o que é tradicional na gastronomia de Marrocos. O Cuscus Royal é um prato de cordeiro que é cozinhado lentamente (demora cerca de 3 horas a fazer) acompanhado com cuscuz (couscous), legumes, amêndoas e frutas secas. Ou seja, típicos ingredientes da cozinha marroquina. E acaba também por ser muito rico em especiarias – como combina na perfeição açafrão e canela, por exemplo.
O Cuscuz Royal é um prato muito bem servido, com muita comida, uma enorme variedade de ingredientes e também de nutrientes (tem muitos vegetais e vitaminas). É uma refeição para ficar muito bem composto e com uma boa componente nutricional. Por ser tão bem servido, é usado também para demonstrar abundância. E quando se recebem pessoas, serve também para demonstrar o quanto se recebe bem. É uma forma de festejar algo que é importante, seja a chegada de alguém, a partida, uma festa ligada às terras, um casamento, um nascimento, etc. Se houver festa, o Cuscuz Royal estará lá para ser comido.
O cuscuz é um dos pratos essenciais do Magreb. Marrocos, Argélia, e Tunísia, cada um desses três países têm a sua receita própria de cuscuz, seja de vegetais, carne, frango ou peixe. Em geral, a receita é passada de mães para filhas, de geração em geração, o que dá muitas variações e maneiras diferentes de confeccionar, de acordo com os gostos e costumes da família, para o resultado de prato sempre único e saboroso.
Um dos ingredientes principais deste prato – além da semolina – é ras el-hanout: uma mistura de muitas especiarias tais como a canela, gengibre ou pimenta preta que dá ao cuscuz aquele sabor que todos queremos. A semolina, entretanto, deve ser cuidadosamente trabalhada para ser agradável na boca.
Como preparar:
- Passo 1 » Corte a perna de cordeiro em cubos de 4 cm. Deixe marinar em azeite e as herbes de Provence por 1h.
- Passo 2 » Pincele o frango com azeite e cubra com fleur de sel, cozinhe no espeto do forno por 1h a 1h30m.
- Passo 3 » Descasque todos os legumes e cebolas, corte tudo em cubos grandes.
- Passo 4 » Frite os pedaços de pescoço no tacho com azeite, retire-os e coloque todos os legumes no tacho, excepto a abobrinha, para repetir o processo.
- Passo 5 » Cubra com água, sal, adicione a polpa de tomate, os tomates descascados, o açafrão, a colorau (paprika), a Ras el hanout e os pedaços de colar.
- Passo 6 » Cozinhe por 1h a 1h30m, adicione a abobrinha só após 30 minutos e grão de bico 20 minutos antes do final.
- Passo 7 » Prepare a semolina por vapor e rolando com as mãos várias vezes, adicione a manteiga no final. Ou seja, coza o cuscuz em vapor, retire da panela, ponha na bancada e “massage” o cuscuz, separando os grãos uns dos outros.
- Passo 8 » Coloque os pedaços de cordeiro marinado nos espetos, alternando com um ou dois pedaços de cebola.
- Passo 9 » Grelhe os espetos de preferência em churrasco. Passo 10 Grelhe as salsichas merguez de preferência em churrasco.
- Passo 11 » Corte o frango em pedaços.
- Passo 12 » Sirva tudo com harrissa (a gosto).
Dicas de como fazer cuscuz marroquino estilo “Royal”
- Na panela, coloque os legumes e a carne e tempere com açafrão e sal. Cubra tudo com água, tape e deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de uma hora.
- Entretanto, vá fazendo o cuscuz. Coloque-o numa tigela e junte um caldo de legumes diluído em água, tape (pode ser com um simples pano) e deixe o cuscuz absorver o líquido e crescer. Se necessário, coloque mais caldo para hidratar bem o cuscuz.
- Quando passar uma hora, retire a carne da panela e pode refogá-la numa frigideira, com o óleo e com a cebola picada. Deixe que fique dourada.
- O cuscuz deve ser servido em formato de pirâmide, numa travessa grande, e a carne deve ser colocado de lado Depois de escorrer os legumes do caldo, tempere com açúcar e canela e disponha sobre o cuscuz.
- No final pode colocar as amêndoas para decorar este cuscuz royal e para lhe dar ainda mais sabor. As amêndoas são um toque de requinte no prato.
NOTA: A vaporização do cuscuz é uma operação complexa (ou também como hidratar cuscuz marroquino). Na parte de baixo do tacho tipo couscoussière é preparado um estufado, normalmente de carne de borrego e vegetais. Sobre esta espécie de panela é colocado o outro elemento do utensílio, onde os grãos recebem o vapor aromatizado do cozinhado, humedecendo e, ao mesmo tempo, sendo enriquecidos com o sabor. O couscoussière tem de ser rigorosamente selado. O processo é interrompido por diversas vezes para assegurar que os grãos couscous, gradualmente amolecidos, não adiram entre si formando uma indesejada massa mais ou menos homogénea.
Receitas de cuscuz
Temos para si dezenas de receitas de cuscuz. Escolha o que pretende na lista em baixo.