O que é a Henna para tatuagem feminina em Marrocos?

Tatuagem de Henna Marrocos
Tatuagem de Henna Marrocos

O que é Henna?

Certamente já deve ter visto – mesmo que nunca tenha visitado Marrocos – pinturas corporais muito usadas no Norte de África e na Índia, que saem passado pouco tempo.

Essas pinturas são feitas com um corante cujo nome árabe é Henna.

O nome serve para designar o corante, mas também a planta de onde é extraído, que tem o nome científico de Lawsonia Inemis.

A Henna era usada pelos árabes para refrescar pés e mãos em tempo de muito calor e repararam que ficavam com essas partes do corpo tingidas. Foi aí que decidiram usar a criatividade e usar o mesmo corante para fazerem desenhos, bastante artísticos.

O corante de cor castanho-avermelhada é retirado a partir da casca e das folhas secas e é usado desde há muito no Norte de África, Médio Oriente e Sul da Ásia.

O corante de Henna serve para pintar os cabelos de castanho mas também para fazer tatuagens nas mãos e no corpo – a tinta depois vai saindo com as lavagens, no máximo uma semana depois.

Tatuagem de Henna Marrocos
Tatuagem de Henna Marrocos

O corante natural, também ajuda a fortalecer os cabelos, e também é usado para reduzir caspa, micoses do couro cabeludo ou ainda para eliminar piolhos.

A indústria dos cosméticos também pegou na ideia de comercializar este corante, mas em muitos mercado foi retirado das prateleiras porque os aditivos que juntavam eram prejudiciais para a saúde.

O melhor é mesmo usar sempre o produto natural e mesmo assim terá de ver se poderá não ter algum tipo de alergia.

separador

Vídeo de tatuagem de Henna em Marrocos

Nas zonas mais turísticas de Marrocos estão mulheres que vendem – por um certo preço e pode negociar com elas um melhor valor – as pinturas Henna nas mãos ou pés.

Não são tatuagens normais, e saem facilmente depois de várias lavagens, mas são também uma forma de arte na pele.

Algumas noivas, em Marrocos, desenham no corpo bonitos desenhos com Henna. Desenhos que também são usados noutros eventos festivos, com pés e mãos enfeitados.

Alguns muçulmanos usam a Henna para pintar os cabelos e barbas dos homens. Segundo reza a história, Maomé terá pintado a sua barba (com um corante natural) e fazer isso significa que trará mais sorte para a sua vida.

separador
Agencia de Viagens em Marrocos