Feito com óleo de Argan, o Amlou é uma mistura de amêndoas tostadas e mel, que faz parte da cozinha tradicional marroquina.

Amlou em Marrocos

Amlou em Marrocos

Amlou é muitas vezes chamado de “Nutella marroquina“. Muitos comparam o amlou com a manteiga de amendoim, mas tanto o processo de confecção como os materiais são diferentes.

A principal diferença está no óleo. O óleo de Argan, que é somente encontrado em Marrocos, vem da árvore de Argania Spinosa, que consegue viver em terrenos com pouca água.

O óleo é usado em produtos cosméticos, mas também na culinária. Amlou é uma receita típica marroquina – 100% natural – mas mais tradicional na região de Souss, principalmente nas regiões montanhosas.

Amendoas para fazer amlou

Amendoas para fazer amlou

O que não quer dizer que não encontre noutros locais.

Há vários tipos de amlou, e, normalmente o mais barato só tem amendoim, açúcar e óleo normal. O mais caro é só confeccionado com amêndoas, mel e óleo de argan.

Pode-se comprar frascos de amlou em qualquer grande e médio supermercado em Marrocos. Há várias marcas mas veja bem os ingredientes antes de comprar. Tente comprar sempre o mais natural possível.

Vídeo de como fazer amlou

Pode encontrar Amlou servido nos hotéis para turistas, mas também nas ruas, através do processo tradicional que mói as amêndoas, esmagando-as até ficarem reduzidas a pó. A máquina manual permite também adicionar o óleo e o mel e é de onde sai o produto final comestível.

Receita de Amlou

receitas comida arabe

Ingredientes da receita

O Amlou é muito servido ao pequeno-almoço, ou lanche, e acompanhado com tostas, crepes ou pão.

Como é algo muito doce, é uma refeição que providencia muita energia ao organismo, com minerais e vitaminas. Pode ser acompanhado com chá.

Ingredientes

  • 500g de amêndoas
  • 1 chávena de óleo de Argan
  • ½ chávena de mel

Como fazer Amlou

Modo de preparação da receita

Modo de preparação da receita

Para fazer Amlou, primeiro deve tostar as amêndoas no forno, durante cerca de 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 190º e depois coloque as amêndoas a tostar. Retire quando estiverem crocantes e, depois de arrefecidas, pode picá-las até ficarem em pó.

O próximo passo consiste em ir adicionando óleo e misturando tudo, até ficar transformado numa pasta. Adicione o óleo aos poucos e não todo de uma vez. É muito importante que o processo seja lento para o pó das amêndoas absorver o óleo.

A textura depende do seu gosto: se quer mais ou menos consistente. Se quiser mais líquido acrescente mais óleo, e se quiser menos não coloque tanto.

No final, junte o mel e pode até colocar num boião ou tigela para servir à mesa. Geralmente, o Amlou é comido com pão, tostas e mesmo com crepes. Conserve em lugar frio e seco.