Auto-estrada em Marrocos

Auto-estrada em Marrocos

As grandes cidades estão ligadas por auto-estradas, como Rabat, Marraquexe, Tânger, Casablanca e Fez. As auto-estradas têm portagens e estão presentes nas ligações às principais cidades.

São mais de 1400 quilómetros de auto-estradas com portagens. Claro que existem estradas gratuitas, mas a velocidade a que pode andar é menor. Pode ainda apanhar pastores pelo caminho – a passear o gado – e as condições do asfalto podem não ser tão boas.

Se andar de carro em Marraquexe saiba que o limite de velocidade nas auto-estradas é de 120km/h. As estradas estão em boas condições e podem ajudá-lo a deslocar-se sozinho e a conhecer várias cidades – se decidir alugar carro em Marrocos.

A A1 é a estrada que liga Rabat a Tânger. Tem 223 quilómetros e passa por Kénitra, Larache, Sidi Lyamani, Asilah e chega a Tânger. Começou a ser construída em 1995. Foi realizada por etapas e só em 2005 foi finalizada.

A A2 começa em Rabat, vai até Fez e segue para Oujda. Começou a ser construída em 1998, a auto-estrada que liga Fez, a Meknès e Khémisset. Em 1999 fez-se a .ligação de Khémisset para Rabat. E só em 2011 foram terminados os 496km de distância até Oudja. Aliás, esta foi última auto-estrada inaugurada, em 2011, de Fez para Oujda, com 320km.

Mapa das auto-estradas em Marrocos

clique na imagem para abrir em grande

Mapa das auto-estradas em Marrocos

Mapa das auto-estradas em Marrocos

A auto-estrada A3 liga Rabat a Casablanca em 86km. A inauguração desta auto-estrada foi feita em 1987. Actualmente, estão a proceder a trabalhos na auto-estrada entre Casablanca e Rabat, aumentando para três faixas de rodagem. Esta foi a primeira auto-estada lançada em Marrocos.

A A4 faz a ligação de Tânger ao porto de Tanger Med. Tem apenas 54Km mas faz a importante ligação entre a A1 e o novo porto Tanger Med. Foi construída entre 2007 e 2008.

A A5 é a auto-estrada que liga Casablanca e a El Jadida. Tem 114Km e começou as obras em 2003, divididas em três fases. Em 2006 terminou a obra que liga a cidade de Casablanca a El Jadida.

A auto-estrada A6 liga Tétouan a Fnideq. Tem apenas 28Km de distância para unir estes dois pontos, passando por M’diq e foi construída entre 2007 e 2008.

A A7 liga Casablanca a Marraquexe e a Agadir. São 435Km de auto-estrada que sai de Casablanca, passa por Settat, Marraquexe e faz a ligação final a Agadir. Começou a ser construída em 2001 e viu terminada a última ligação – a Agadir – em 2010.

A auto-estrada A8 deverá estar pronta em breve – ou assim está previsto – tendo começado as obras em 2010. Com 172Km, vai passar pelos seguintes locais (partindo de Berrechid): Ben Ahmed, Khouribga, Oued Zem, Bejaâd, Kasba Tadla e Beni Mellal.

Está prevista a construção da A9. Com esta auto-estrada pretende-se tirar algum do tráfego que dificulta a circulação na entrada para Casablanca. Assim, permitirá arranjar outras formas de entrar em Casablanca sem grandes demoras.

Nos projectos de novas auto-estradas também está um outro que está a avançar e servirá para melhorar a circulação em redor de Rabat. Outro projecto futuro é a auto-estrada entre El Jadida e Safi.