Visitar Fez Marrocos

Em 1170, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, Fez era a maior cidade do mundo e em 1250 tornou-se capital de Marrocos.

FEZ MARROCOS
FEZ MARROCOS

Fez é uma das quatro cidades imperiais de Marrocos, a par com Rabat, Meknes e Marraquexe. Localiza-se na parte norte do país, bem afastado da orla costeira, e tem uma população de pouco mais de um milhão de habitantes. Diz-se que Fez é a cidade mais marroquina de Marrocos e que ali se encontra o núcleo histórico mais bem preservado do mundo árabe, tendo muito para oferecer ao visitante, quer em termos de qualidade como de quantidade e de diversidade. Outro marco notável de Fez: trata-se da maior extensão urbana sem trânsito automóvel do mundo.

História de Fez

Não se sabe ao certo em que ano foi fundada Fez, mas terá sido entre os séculos VIII e IX. Pouco tempo depois a chegada de refugiados provenientes do al Andalus – a Ibéria islâmica – e de migrantes vindos da Tunísia deu um estímulo considerável ao arranque da cidade. Contudo as tensões entre estas comunidades foram fonte de conflitos permanentes, por vezes sangrentos, que apenas terminaram com a chegada da dinastia Almorávida, em 1070. Foi então que a medina tomou a sua forma actual e que foram construídas as muralhas que ainda hoje se mantêm.

Em 1170, com uma população de cerca de 200 mil habitantes, Fez era a maior cidade do mundo e em 1250 tornou-se capital de Marrocos. A partir de então assumiu um papel de liderança no universo cultural e científico no mundo islâmico.

A queda da dinastia Marinida, em 1465, ditou o início do declínio de Fez, que contudo se manteve capital até 1912.

Quando Visitar Fez

FEZ MARROCOS
FEZ MARROCOS

Encontrando-se no interior, Fez pode ter Verões cruelmente quentes, devendo uma visita à cidade em Julho e Agosto ser feita apenas por pessoas que se sintam excepcionalmente bem com temperaturas elevadas.

De uma forma geral as melhores épocas do ano para se visitar a cidade serão as que antecedem e se sucedem ao Verão, ou seja, em Abril e Maio e depois em Setembro e Outubro. Mas com sorte apanhará um tempo agradável. Novembro será uma boa opção, com boas probabilidades de apanhar dias adequados para explorar a cidade e sendo o mês do ano em que existem menos turistas por ali.

Fez: Guia de Viagem
(clique na sub-página pretendida)

Agencia de Viagens em Marrocos