Destinos de deserto em Marrocos

Visitar o Deserto do Saara é para muitos um sonho tornado realidade. Um passeio de camelo nas dunas ou pernoitar num acampamento nómada é uma realidade feita possível em Marrocos.

Dunas de Erg Chebbi em Marrocos

Dunas de Erg Chebbi em Marrocos

Marrocos é um destino de deserto por excelência.

Visitar Marrocos é sinónimo de fazer de um passeio pelas dunas das suas vastas regiões desérticas. Apesar de Marrocos ter também montanha e praia, o Deserto do Saara é sem dúvida o destino favorito de quem escolhe este país para passar férias.

Nesta página você tem uma selecção dos melhores locais de deserto para visitar durante a sua viagem a Marrocos.

Dunas de Erg Chebbi:

Dunas de Erg Chebbi em Marrocos

Dunas de Erg Chebbi em Marrocos

Ergs significa conjunto de dunas, e as de Chebbi (também conhecidas como Dunas de Merzouga) são das maiores de Marrocos. Ficam a sudeste do centro de Marrocos, no deserto do Saar, perto da fronteira com a Argélia, na região de Tafilalet.

Imagine montes de areia com cerca de 5Km de largura e 22Km de comprimento – são as maiores em altura. É bastante impressionante e, por isso, é um dos locais mais bonitos do país. Tem vários locais para ficar a dormir nas redondezas e que também organizam os passeios no deserto.

Diz-se que os locais que sofrem de reumatismo vão até Erg Chebbi e são enterrados na areia até ao pescoço. Dizem que funciona… e que saem de muito melhores.

Existem campos com tendas para ficar alojado e dormir no meio das areias do deserto. É como se fosse um campo tradicional berbere, mas com tudo o que precisa com muito conforto e requinte.

Dunas de Erg Chigaga:

Dunas de Erg Chigaga em Marrocos

Dunas de Erg Chigaga em Marrocos

Estão são consideradas as maiores dunas em comprimento, em Marrocos. Ficam a sul de Ouarzazate, a 60Km da cidade de Mhamid, no deserto do Saara.

Existem campos com tendas para ficar alojado e dormir no meio do deserto. É como se fosse um campo tradicional árabe beduíno, mas com tudo o que precisa com muito conforto e requinte. Confortáveis camas, casas de banho com todos os mimos e mesas para as refeições ao ar livre. Chega até a dar um ambiente romântico ao local.

Para quem puder pagar – tanto conforto e requinte não é muito barato, claro – é uma experiência única ficar neste campo no deserto e passar lá pelo menos uma noite. Assim, também fica mais perto do local onde partem os passeios nas dunas.

Dakhla:

Dakhla em Marrocos

Dakhla em Marrocos

A beleza desta área do deserto do Saara tem uma fama que o precede.

Dakhla foi um dos destinos turísticos, a visitar em 2012, sugeridos pelo New York Times e com isso se vê bem a sua importância a nível internacional.

A cidade no oeste do Saara tem expedições ao deserto e recebe turistas de todo o mundo. Podem acampar nas dunas e vivenciar a experiência de passar uma noite, só com o céu estrelado como companhia.

É também possível, durante os passeios, ver como vivem os nómadas do deserto.

Dunas de Tinfou:

Dunas de Tinfou em Marrocos

Dunas de Tinfou em Marrocos

Ao contrário de muitas outras dunas conhecidas em Marrocos, as de Tinfou são das mais pequenas. A paisagem à sua volta, no Vale do Draa parece cenário de filmes.

As montanhas rodeiam estas dunas, e consegue-se acompanhar com a vista as planícies desérticas, com camelos a passearem turistas e também com o dia-a-dia normal dos marroquinos que usam a área como passagem.

As dunas de Tinfou estão situadas a sul no mapa marroquino, a cerca de 18Km da cidade de Zagora. No local existem hotéis para alojarem os turistas que vão passear para aqueles lados.

Figuig:

Figuig em Marrocos

Figuig em Marrocos

Figuig é o nome da cidade que fica entre altos planaltos e o deserto do Saara, na ponta mais oriental de Marrocos, colado à fronteira com a Argélia. É mesmo o fim de uma estrada porque a fronteira está encerrada há muitos anos.

É um local muito bonito. Uma espécie de oásis, com muitas árvores de tâmaras, que se dão muito bem com este tipo de micro-clima.

Fica rodeado de solos desérticos, altos nas montanhas, que rodearam a parte verde de Figuig. Esta zona é muito pouco visitada por turistas.

📷 Seguir Marrocos.com no Instagram