Dunas de Erg Chebbi

Dunas de Erg Chebbi em Marrocos

Dunas de Erg Chebbi em Marrocos

Ergs significa conjunto de dunas, e as de Chebbi (também conhecidas como Dunas de Merzouga) são das maiores de Marrocos. Ficam a sudeste do centro de Marrocos, no deserto do Saar, perto da fronteira com a Argélia, na região de Tafilalet.

Imagine montes de areia com cerca de 5Km de largura e 22Km de comprimento – são as maiores em altura. É bastante impressionante e, por isso, é um dos locais mais bonitos do país. Tem vários locais para ficar a dormir nas redondezas e que também organizam os passeios no deserto.

Diz-se que os locais que sofrem de reumatismo vão até Erg Chebbi e são enterrados na areia até ao pescoço. Dizem que funciona… e que saem de muito melhores.

Existem campos com tendas para ficar alojado e dormir no meio das areias do deserto. É como se fosse um campo tradicional berbere, mas com tudo o que precisa com muito conforto e requinte.

Dunas de Erg Chigaga

Dunas de Erg Chigaga em Marrocos

Dunas de Erg Chigaga em Marrocos

Estão são consideradas as maiores dunas em comprimento, em Marrocos. Ficam a sul de Ouarzazate, a 60Km da cidade de Mhamid, no deserto do Saara.

Existem campos com tendas para ficar alojado e dormir no meio do deserto. É como se fosse um campo tradicional árabe beduíno, mas com tudo o que precisa com muito conforto e requinte. Confortáveis camas, casas de banho com todos os mimos e mesas para as refeições ao ar livre. Chega até a dar um ambiente romântico ao local.

Para quem puder pagar – tanto conforto e requinte não é muito barato, claro – é uma experiência única ficar neste campo no deserto e passar lá pelo menos uma noite. Assim, também fica mais perto do local onde partem os passeios nas dunas.

Dakhla

Dakhla em Marrocos

Dakhla em Marrocos

A beleza desta área do deserto do Saara tem uma fama que o precede. Dakhla foi um dos destinos turísticos, a visitar em 2012, sugeridos pelo New York Times e com isso se vê bem a sua importância a nível internacional.

A cidade no oeste do Saara tem expedições ao deserto e recebe turistas de todo o mundo. Podem acampar nas dunas e vivenciar a experiência de passar uma noite, só com o céu estrelado como companhia. É também possível, durante os passeios, ver como vivem os nómadas do deserto.

Dunas de Tinfou

Dunas de Tinfou em Marrocos

Dunas de Tinfou em Marrocos

Ao contrário de muitas outras dunas conhecidas em Marrocos, as de Tinfou são das mais pequenas. A paisagem à sua volta, no Vale do Draa parece cenário de filmes.

As montanhas rodeiam estas dunas, e consegue-se acompanhar com a vista as planícies desérticas, com camelos a passearem turistas e também com o dia-a-dia normal dos marroquinos que usam a área como passagem.

As dunas de Tinfou estão situadas a sul no mapa marroquino, a cerca de 18Km da cidade de Zagora. No local existem hotéis para alojarem os turistas que vão passear para aqueles lados.

Figuig

Figuig em Marrocos

Figuig em Marrocos

Figuig é o nome da cidade que fica entre altos planaltos e o deserto do Saara, na ponta mais oriental de Marrocos, colado à fronteira com a Argélia. É mesmo o fim de uma estrada porque a fronteira está encerrada há muitos anos.

É um local muito bonito. Uma espécie de oásis, com muitas árvores de tâmaras, que se dão muito bem com este tipo de micro-clima.

Fica rodeado de solos desérticos, altos nas montanhas, que rodearam a parte verde de Figuig. Esta zona é muito pouco visitada por turistas.