O Rei de Marrocos

O Rei de Marrocos

O Rei de Marrocos chama-se Mohammed VI.

O Rei Mohammed VI é o filho mais velho do rei Hassan II de Marrocos, que esteve entre 1961 a 1999 à frente da coroa marroquina.

Hassan II faleceu em 1999, altura em que lhe sucedeu Mohammed VI, o então príncipe herdeiro.

Em 2002, o Rei Mohammed VI, que é o 18º rei da Dinastia da Casa de Alaoui – dinastia que reina em Marrocos desde 1966 – casou com Salma Benani que, como sua mulher, ficou com o título de princesa consorte e passou a chamar-se Lalla Salma de Marrocos.

Filha de um professor da primária, Lalla Salma tem curso superior como informática e analista de sistemas, tendo uma licenciatura em Engenharia da Computação.

O Rei de Marrocos com a sua esposa

O Rei de Marrocos com a sua esposa

A Princesa Consorte trabalhou numa empresa e a sua abertura à sociedade foi sempre bem recebida pela população.

Por isso, não é de admirar que tenha sido a primeira mulher de um rei marroquino a receber um título real.

O seu papel como primeira-dama de Marrocos é muito preenchido apoiando causas como, por exemplo, associações de apoio a pessoas com cancro e HIV/SIDA.

O Rei Mohammed VI tem com Lalla Salma de Marrocos dois filhos: o príncipe herdeiro Moulay Hassan (nascido em 2003) e a sua irmã, a princesa, Lalla Khadjia (nascida em 2007).

Lalla Salma Princesa Consorte de Marrocos

Lalla Salma Princesa Consorte de Marrocos

O guarda-roupa da Princesa Consorte de Marrocos é também algo sempre falado.

O Rei Mohammed VI é o sétimo monarca mais rico do mundo, em 2009 aparecia na revista Forbes como uma fortuna estimada em 1.900 milhões de euros.

Riqueza que se vê nas roupas e sapatos Chanel, Dior e Prada que a sua esposa usa.

Todas de casas de alta costura mundiais, que são intercaladas pelas suas roupas tradicionais marroquinas, como os kaftans.

De acordo com a constituição marroquina, é o Rei Mohammed VI quem tem o título de comandante da Fé ou como chefe religioso, intitulado em Marrocos como Amir al-Mu’minin. Mas, apesar de todo esse poder concentrado numa só pessoa, o Rei Mohammed VI sempre se mostrou muito aberto a alterações constitucionais.

O Rei de Marrocos

O Rei de Marrocos

Nascido em 1963, Mohammed VI quis mostrar-se desde cedo moderno, nas suas resoluções, mantendo assim uma monarquia constitucional mas com reforço dos poderes do primeiro ministro e do parlamento.

O Rei Mohammed VI é o mais velho de cinco filhos, tendo um irmão e três irmãs.

São eles o Príncipe Moulay Rachid – que ocupa o segundo lugar na linha de sucessão à coroa de Marrocos, e as três princesas: Lalla Meryem, Lalla Asma, e Lalla Hasna. O irmão do rei, Moulay Rachid, tem licenciatura de política internacional e é actualmente diplomata em Marrocos.