Marraquexe Marrocos

3º Festival de Curtas-Metragens de Marrakech Destaca Talentos Marroquinos e Internacionais

O 3º Festival de Curtas-Metragens de Marrakech está de volta em setembro para destacar tanto talentos emergentes marroquinos quanto internacionais.

O evento de oito dias terá início em 22 de setembro, com os organizadores enfatizando o objetivo do festival de servir como uma ponte entre a indústria de curtas-metragens e a cidade de Marrakech.

Um comunicado de imprensa dos organizadores do festival forneceu detalhes sobre os locais onde as exibições ocorrerão, incluindo o Palácio da Bahia, o Parque Cibernético, Dar Cherifa, Villa Majorelle e o Hotel Source, entre outros.

“A terceira edição do festival receberá a Polônia como país convidado de honra em parceria com a Embaixada Polonesa, apresentando uma seleção de filmes curados pelo prestigiado Munk Studio, que opera dentro da Associação de Cineastas Poloneses desde 2008”, acrescentou o comunicado de imprensa.

A seleção polonesa contará com mais de 10 filmes.

Muitos outros filmes representando diferentes países também serão exibidos, incluindo dos Estados Unidos, Palestina, Costa do Marfim, Egito, Holanda e Arábia Saudita.

De acordo com a programação do festival, a edição deste ano do Festival de Curtas-Metragens de Marrakech incluirá sete filmes que competirão pelo mais alto reconhecimento do evento.

O júri é composto por cineastas e diretores renomados que determinarão os vencedores. Inclui o diretor de cinema Nour Eddine Lakhmari, que presidirá o júri, além da produtora Rachida Saadi e da atriz Nisrine Erradi.

Os prêmios do festival incluem o Prêmio Nakhil de Melhor Filme, o Prêmio Bearj de Melhor Diretor, bem como o Prêmio Bahja de Melhor Ator.

“Um prêmio especial do júri também será concedido a um filme da seleção internacional”, observaram os organizadores em seu comunicado de imprensa.

O programa do festival também incluirá o “programa de baixo orçamento”, uma iniciativa que visa apoiar cineastas marroquinos que participaram das edições anteriores do festival, acrescentou a declaração.

“Este programa tem como objetivo apoiar e desenvolver a indústria de curtas-metragens marroquina, proporcionando uma plataforma para criação e desenvolvimento de projetos”, concluiu o comunicado.

Veja ainda

Páginas mais recentes